Voando para Paris... de TAP? KLM? Air France?


Qual é a melhor companhia aérea para se viajar a Paris? 

Quem acompanha mais ou menos as flutuações de câmbio do euro e do dólar sabe que nos últimos meses o troço disparou e não desce mais. Hoje, 20/09, o dólar comercial aparece aqui no site do UOL Economia cotado a R$2,37 e o euro comercial a R$3,04. E daí? Daí que na hora de comprar a passagem de avião você vai gastar muito mais dinheiro do que quem viajou em 2011 (como eu) quando o dólar estava a... sei lá, R$1,50? E não podemos esquecer que os preços das passagens são em dólar, logo, quanto mais caro o dólar, mais cara a passagem.

Ok. Alguns meses atrás, eu comecei a pesquisar os vôos para Paris saindo do Rio de Janeiro no dia 31 de agosto. Sim, porque eu gosto de comprar com certa antecedência. Aquele medo de ficar mais perto e os preços subirem, coisa que o Rafael, meu agente da CI, me falou da outra vez. Enfim, desta vez eu ia por conta própria, sem intermédio de agência de turismo ou intercâmbio, e surgiu a dúvida: eu vou com qual empresa?

As principais companhias aéreas que fazem o trajeto Rio-Paris (geralmente saem de São Paulo também, Belo Horizonte, entre outras) são: Air France, KLM, TAP e Alitalia. Sei que há outras além destas que também fazem, mas vou concentrar o post nestas quatro. Destas, a Air France é a única que faz o vôo direto, sem conexões. De cara, já digo logo, minha preferida é a TAP, mas desta vez eu fui de KLM por questões de preço mesmo. Na época em que pesquisei, as passagens estavam todas com o preço acima de R$3.000,00, o que me deu uma dor no coração, pois nas outras viagens que fiz à Europa paguei no máximo R$2.200,00. Vamos às minhas impressões de cada uma das empresas para que eu possa explicar por que escolhi a KLM e por que eu NÃO gostei dela.

Lembrete: Falarei apenas da classe econômica, ok? Sem luxos. 



Imagem: SuaCidade.com
TAP - Maravilhosa! É uma companhia aérea de Portugal e que eu adoro. Apesar de ter que pegar uma conexão em Lisboa, não tenho do que reclamar. As aeronaves são em geral novas, os funcionários e comissários de bordo são educados, o entretenimento é bom, com filmes, séries e música, tudo novinho, às vezes filmes que ainda estão no cinema (e a aparelhagem do entretenimento também é boa, vale ressaltar, e veremos por que quando chegarmos à KLM), as poltronas são boas, inclinam bem e tem um espaço considerável para a poltrona da frente e o cobertor e o travesseiro são bons. A comida não é maravilhosa, mas dá para o gasto. Fora que quando minha mala não foi mandada para o Rio na conexão de Paris a Lisboa, eles a enviaram para a minha casa intacta no dia útil seguinte, sem problemas, burocracias ou estresse. Ah, também não tive nenhum grande problema com atrasos. O preço é que anda meio salgado... desta vez, era a segunda mais cara, com o preço mais ou menos em R$3.500,00. Desvantagem: não parcela o valor da passagem. Isso que mata.

Imagem: blog RPWW
KLM - É na verdade a versão mais barata da Air France, da própria Air France, já que a KLM pertence à ela. A conexão é em Amsterdam e muita gente me disse que seria maravilhoso viajar com eles, mas... eu não gostei, achei muito desconfortável. As poltronas são apertadas, quase não inclinam, não tem espaço nenhum para a da frente e não tem aquele descanso para os pés, que para mim faz muita falta, pois as pernas começam a reclamar rapidinho. Já a TAP tem esse descanso. O cobertor e o travesseiro são uma porcaria e o cobertor parece aquele dos desenhos do Pato Donald, que você puxa para um lado e fica descoberto do outro. O entretenimento tem muitas opções, principalmente de filmes (de música nem tanto), mas a aparelhagem é muito ruim, complicada de mexer, você aperta mil vezes e não funciona ou o troço faz o oposto do que você quer, sai do filme e depois volta para o começo, a imagem é fraca, e a tela do rapaz do meu lado não se ajustava, estava quebrada, e ele não conseguia assistir nada. No fim, a viagem foi péssima porque não tinha como aproveitar muito bem o entretenimento e porque a poltrona era muito desconfortável, então era difícil dormir. Por outro lado, o ponto alto foi a comida, até boa para comida de avião e com muitas refeições, lanches e bebidas sendo servidos várias vezes durante o vôo, algo em que a TAP perde, já que é um lanchinho, a janta e o café e olhe lá. Os comissários de bordo também eram bastante agradáveis, mais do que os da TAP. O preço era o segundo melhor, R$3.300,00. Vantagem: parcela em até 4x no cartão. Desvantagem: parcela em APENAS 4x no cartão.

Imagem: Blog Transponder BR
Alitalia - Nunca viajei com eles, mas as experiências que já ouvi de amigos e os relatos da internet dizem que é uma bela porcaria, que as aeronaves são velhas e desconfortáveis, que a comida é ruim, que os comissários de bordo são muito mal-educados e por aí vai. Mas como disse minha professora de francês, a Marina: "On y arrive!" ("A gente chega lá!") naquele tom de "pelo menos isso, né?". Eu considerei seriamente ir de Alitalia, mas desisti por causa de tudo que li e ouvi sobre eles. O preço era tentador, menos de R$3.100,00 e podia ser parcelado no cartão em até 10x, o que por si só já era difícil de bater, mas acabei optando pela KLM. Enfim. Ah, e a conexão é em Roma.

Air France: A Rica. Também nunca viajei com ela, mas dizem que é a melhor. Faz o vôo direto Rio-Paris e segundo me falaram, é puro luxo. Minha amiga viajou de Air France recentemente e a bagagem dela ficou pelo caminho, mas foi entregue na casa dela também intacta no dia seguinte, que ainda era domingo! Mas uma reclamação sobre o site da Air France é que eles não diferenciam os vôos entre entre a própria AF e a KLM nas pesquisas, nem dizem que tem conexão, até o momento em que você está comprando. Então você está lá pesquisando e acha aquele vôo maravilhoso que você acredita ser direto e pela AF por um preço ótimo e quando clica para comprar descobre que é com conexão e pela KLM. Not fair! O preço do vôo da AF mesmo estava em torno de R$3.700,00.

Imagem: Prédio da Air France em Paris. Foto tirada por Fluzão.
No fim das contas, eu preferi viajar com a TAP porque apesar de ser classe econômica, sempre foram vôos muitos confortáveis. A classe econômica da KLM me pareceu realmente econômica e sem nenhum conforto. Um outro detalhe para o qual é preciso atentar é o aeroporto de chegada em Paris. A TAP vai para o tal Orly, que é um aeroporto menor (o principal é o Charles de Gaulle) e que, pasmem, fecha durante a noite! Eu cheguei lá cerca de uma hora da manhã do dia do meu vôo de retorno em 2011, que seria às 7:15, e o aeroporto estava FECHADO! Eu quase desmaiei. A minha sorte é que tinha outro desavisado que chegou na mesma hora e que sabia se comunicar com um funcionário que andava num carrinho (meu francês ainda não era suficiente nessa época) e o cara explicou para ele que tinha uma porta que estava aberta, escorada por um carrinho desses de bagagem, provavelmente para desavisados como nós não ficarem na rua. Eu segui o desavisado e entrei, ufa!

Bem, meu povo, no próximo post eu vou falar sobre a grande chegada à Paris. Até!

2 comentários:

  1. TAP é um lixo.
    AirFrance e KLM são de um único grupo. Nenhuma é dona uma da outra.
    Alitalia tem aeronaves velhas.
    Faltou meio mundo nesse post : Turkish, British, Iberia, Lufthansa, Air Europe, Condor , Ethiopian e Air China..

    ResponderExcluir