Lavando roupa em Paris


Aí chega aquela hora que ninguém pensa enquanto está se imaginando tomando champanhe na sacada do hotel com vista para a Torre Eiffel: a hora de lavar a roupa suja. Pois é, a gente vai usando e usando e uma pilha enorme vai se formando na cesta de roupas do banheiro até que você abre o armário e está praticamente vazio, sem roupa limpa para usar.

Aqui em Paris, a maioria dos studios, os pequenos (e mais baratos) apartamentos para uma ou duas pessoas não tem máquina de lavar nem varal, o que significa que temos que usar as chamadas laveries libre service. Tem várias espalhadas pela cidade, é só jogar no Google e encontrar a mais próxima de você. Só que uma outra coisa que ninguém imagina é a aventura que pode se tornar sua simples ida à lavanderia. Vou contar a minha.

Depois de achar a laverie libre service mais próxima da minha casa, eu coloquei aquele monte de roupa, lençóis e toalhas na bolsa do supermercado e fui. Já começa por aí. O peso absurdo de quilos de roupa que você tem que carregar. Chegando lá, tinha algumas pessoas, mas ainda havia algumas máquinas vazias. A minha sorte é que eu tinha lido uns posts na internet sobre o uso dessas lavanderias "self-service" e já tinha uma ideia de como é o processo, mas ainda assim não foi muito fácil. A ideia é a seguinte:


- Você encontra uma máquina vazia e coloca todas as suas roupas lá dentro. Em seguida, acerte a temperatura da lavagem. Quanto maior a temperatura, mais tempo de lavagem. Eu coloco sempre entre 30 e 40 graus (porque demora menos tempo... hehehe), mas não faço a mínima se é a temperatura correta. Eles tem um cartaz explicando qual a temperatura para cada tipo de roupa, os nomes dos ciclos de lavagem e tecidos e coisa e tal e eu não entendo nada. Atenção com as cores, nada de misturar preto, branco, vermelho, a não ser que você tenha certeza de que aquelas roupas em especial não soltam tinta durante a lavagem. Para mim é um drama porque eu tenho uma peça de cada cor e tudo solta tinta. Aí o jeito foi fazer uma separação dos pretos/jeans escuros; brancos/cores claras/não solta tinta, para fazer duas lavagens. O resto vai na mão mesmo. Comprei um sabão, montei um esquema e peças que são uma de cada cor e a roupa íntima eu lavo na mão em casa e penduro pra secar por todo o apartamento. Fica uma beleza. Só que não.

- Aí colocadas as roupas na lavadora, você vai até esta bela máquina que fica no canto da lavanderia.


Nela, você vai digitar no teclado o número da sua lavadora e vai inserir as moedas. Esta aqui aceita notas e dá troco, o que é uma bênção. O preço da lavagem na máquina de 6kg é 3,90 euros, o que eu achei super caro, mas tudo bem. Há também as máquinas maiores, para uma maior quantidade de quilos de roupa, e que são mais caras, mas eu só uso a de 6kg. Depois que você insere o money, a lavadora começa a trabalhar sozinha. MAS ESPERA AÍ...

- Antes de colocar sua lavadora para funcionar, é preciso olhar esta outra máquina que fica ao lado da de pagamento:

Esta é a máquina de sabão (Lessive) e amaciante (cajoline). Você tem que digitar o número do que você quer na máquina de pagamento (1 euro um pacotinho de cada), pagar, pegar o pacotinho que vai sair ali embaixo, ir até a sua lavadora e colocar o sabão e o amaciante no compartimento de sabão e amaciante. Tudo isso fica explicado em cartazes na parede, mas se você não tem uma ideia do que fazer antes de começar o processo, fica tudo indecifrável. As pessoas que moram aqui compram o seu próprio sabão e não usam esta máquina. Eu só ainda não comprei o meu porque não consegui decifrar os tipos de sabão para máquina no supermercado. Uma certa preguicinha também, confesso.

- Depois de colocar o sabão (e só, porque não pago 1 euro a mais para colocar amaciante e a roupa fica ótima mesmo assim) na lavadora, aí sim você vai até a máquina de pagamento e coloca a lavadora para funcionar.

Hora de esperar. A minha lavagem, que é a mais curta, demora uns 40 minutos entre pré-lavagem e lavagem. As pessoas largam a roupa lá e vão curtir a vida, porque francamente ninguém vai roubar suas roupas da máquina de lavar. Outros sentam e vão mexer no celular ou ler. Eu agora saio e vou dar uma volta porque não tenho paciência.

- Roupas lavadas. Você abre a máquina, pega tudo e vai até as secadoras.


Escolha uma vazia, ponha suas roupas nela, ajuste a temperatura (pode colocar no mais quente) e vá até a máquina de pagamento repetir o processo de digitar o número da máquina e inserir as moedas. A sua secadora escolhida vai começar a trabalhar, e vai fazer isso por 10 minutos. O preço de 10 minutos de secagem é 1 euro. O problema é que apenas este tempo não vão secar a roupa. É preciso colocar para secar por mais 10 minutos. Eu não tenho paciência. Eu retiro as roupas ainda um pouco úmidas da secadora e levo para terminar de secar em casa. Mas vou ter que parar de fazer isso agora no outono e inverno porque elas não secam sozinhas como faziam no verão.

Enfim, o outro problema são aquelas roupas de tecido fino que não podem ir na máquina. Vai na mão também, porque eu não tenho e nem procurei ainda uns tais saquinhos com furinhos que uma amiga me indicou que são feitos para colocar a roupa fina dentro e lavar tudo na lavadora.

Assim termina a aventura da lavanderia. Depois eu volto para a próxima aventura em Paris.

See ya!

Um comentário:

  1. Vanessa eu fiquei num ap em Gambetá que uma máquina de lavar pequena e secadora no banheiro e secador de roupa igual aquele que a gente arma aqui na hora. foi muito bom , porque a mulher que nos alufou o ap nõ teve a decência de deixar a roupa de cama limpa, então foi a primeira coisa que fizemos colocar tudo tudo para lavare limpar o ap també. e pior que ela cobrou uma taxa extra pela limpeza do ap .Imagino que ela morreu de ódio quando chegou a conta de luz pois eramos seis e a máquina funcionou direto.Bem, a taxa da limpeza que ela cobrou deve ter servido para isso.Afinal encontramos um ap sujo e deixamos limpo

    ResponderExcluir