O procedimento Campus France

Como eu disse no último post, hoje falaremos sobre esta bênção nas nossas vidas que é o procedimento Campus France, obrigatório para quase todo mundo que vai fazer algum tipo de formação acadêmica na França.

ATUALIZAÇÃO 27/11/2015Recentemente, eu vi na página do Campus France que as candidaturas às formações em universidades francesas (Licence, Master etc.) serão feitas em uma nova plataforma a partir deste ano (para o ano letivo 2016/2017), chamada Études en France. Não entrei na plataforma, mas pelo que vi, ela me parece estar mais simples e mais intuitiva. 

Você pode encontrar as novas orientações aqui, nesta página do próprio Campus France. Desta vez, eles fizeram uma página mais simples e não um Guia de Orientação como nos outros anos. O procedimento continua o mesmo, isto é, preencher o formulário, registrar as candidaturas para as universidades escolhidas, pagar a taxa, fazer o teste de francês e a entrevista, mas a plataforma Campus France, onde tudo isso é feito, foi modernizada. O que pude pegar da nova página de orientações é que o formulário também continua muito parecido com o antigo, então as orientações que dei aqui no blog ainda são válidas. Para não haver confusão, estou atualizando todos os posts sobre o procedimento Campus France com uma observação, pois nem tudo pode estar mais exatamente como descrevi. 

Então vamos lá. Primeiro vá ao site da CF no Brasil e leia o Guia de Orientação para candidaturas ao Licence e Master franceses. Este do link é o que eu usei na minha candidatura, para o ano 2014-2015, mas eles fazem um novo todo ano. É essencial ler este guia e segui-lo obsessivamente passo a passo.

Aí você cria o seu espaço pessoal Campus France, com login e senha, e cria o seu Dossiê eletrônico, onde basicamente vai ficar toda a sua candidatura.

Chega então a hora de começar a bendita, e você começa preenchendo o formulário Campus France. Eu, afobada como sou, comecei o meu assim que as inscrições para o ano letivo 2014-2015 começaram, em novembro de 2013. Fique atento, pois elas normalmente se iniciam em novembro ou dezembro do ano anterior e vão até o final de março do ano em que você começará a estudar.

Foto tirada por mim em 2011 da fachada chique da Sorbonne.
O formulário - Seguindo as instruções do Guia de Orientação não tem erro. Você vai inserir informações sobre sua formação acadêmica (lembre-se de colocar "Licence" para descrever seu diploma da faculdade caso tenha somente a graduação), seus conhecimentos de francês e inglês, eventuais estadias na França e... as motivações. Tem que anexar seu currículo e escrever três textos: seu projeto de estudos (não é um projeto realmente como aqueles que entregamos nas faculdades daqui para candidaturas à mestrado e doutorado, é um texto corrido); seu projeto profissional e como os estudos na França vão te ajudar no seu objetivo profissional; por que escolher a França. Feito isso, passamos à:

Anexando as justificativas ao formulário - Momento de pegar seu diploma (eles aceitam declaração, comigo foi assim, já que meu diploma demorou 9 meses pra ficar pronto) e histórico escolar (da faculdade, claro), procurar um tradutor juramentado, que é um tradutor público, pedir a tradução, depois escanear tudo e anexar ao formulário. Já já vou falar sobre o tal tradutor juramentado. Aí pode validar o formulário, tudo obsessivamente como diz no Guia.

Dica: no formulário há o espaço para você anexar sua foto. Não anexe, é muito trash e não é obrigatório.

Registro das suas candidaturas - No próprio dossiê online, registre as candidaturas nas faculdades pretendidas (pode tentar até 15 candidaturas!) na França e faça um texto de motivação para cada faculdade/candidatura. Capriche.

Envio dos documentos ao escritório Campus France em SP** - Você vai tirar xerox de todos os documentos que anexou no formulário, mais a cópia do seu passaporte (não esqueça que ele tem que estar válido por pelo menos seis meses após o seu período de retorno da França, então não deixe para renovar em cima da hora. O meu foi tranquilo, agendei na Polícia Federal para dois meses depois, fui lá, tirei uma foto horrível com o cabelo pra trás do ombro, e uma semana depois estava pronto) e uma cartinha de apresentação bizarra cujo modelo está no Guia.
**OBS: Na nova versão do procedimento de candidatura, adotada em 2015, esta fase do envio de documentos ao escritório do Campus France não existe mais. 

Pagamento da taxa Campus France - 335 reais. Facada.

TCF - TP. Test de Connaissance du français - tout public. Nesse meio aí você terá que se inscrever nesta prova, também na Aliança Francesa. O Guia dá o calendário das inscrições e das provas. A prova é pura tensão, mas dá pra sobreviver. Recebido o resultado, envie para o CF por e-mail. Vou fazer um post depois falando sobre a prova e a preparação.

Entrevista - Hora de agendar uma entrevista com um(a) diretor(a) de uma unidade da Aliança Francesa. A entrevista será em francês e terá uma duração de 20 minutos. Também vou falar da minha já já. Essa parte é muito rápida, eles te chamam uns dois dias após o pedido para agendar a entrevista e já agendam para o próximo dia útil, geralmente numa unidade relativamente perto da sua residência, mas não necessariamente a mais próxima.

Lembrando que: se você está se candidatando para uma formação de Licence na França, ou seja, até o 3º ano de Ensino Superior, algumas coisinhas mudam, como o TCF que será o DAP. Mais uma vez, recorra ao Santo Guia, ele explica tudo.

E é isso, só esperar. No mais, qualquer dúvida não hesitem em contatar a equipe do CF pela caixa de mensagens do dossiê. Rápido e prático, eles respondem em minutos ou horas.

Voltamos após o bipe. :D

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, muito informativo! Vou prestar o TCF amanha, haja coração...preciso do C1!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Paulo, obrigada! :D Boa sorte no TCF! Tem um post no blog falando tudo sobre a minha experiência com a prova, espero que te ajude a ter uma ideia do que esperar!

    ResponderExcluir