O procedimento OFII, um pequeno grande detalhe


Fala, galera! Apareci! Prontos para mais uma aventura? Então vamos lá!

Quando você chega em Paris, além das 1500 coisas que você tem que organizar para iniciar sua vida por aqui, ainda tem o tal do procedimento OFII (aquele que te explicam no dia em que te entregam o visto) para realizar. Então hoje vou falar um pouco sobre ele, que é de extrema importância e sobre o qual quase ninguém te fala.

O que é o procedimento OFII? No dia em que você pega o passaporte com o visto, o funcionário do consulado entrega também um formulário que você deve preencher e as instruções sobre o que fazer em seguida. O endereço para onde você deve enviá-lo preenchido junto com a cópia do seu passaporte (pelo correio, o famoso La Poste) assim que chegar à França é o do Office Français de L'Immigration et de L'Intégration, o OFII, que é basicamente um escritório de imigração francês, onde todos os imigrantes submetidos a um visto de longa duração devem se apresentar para um exame médico (?!) assim que chegam ao país. Na folha de orientação que o consulado dá, consta que após enviar os documentos, você receberá no endereço indicado uma carta com um rendez-vous, ou seja, uma data e hora marcadas no OFII para mostrar (mais) alguns documentos e realizar os exames.

Place de la Bastille vista da janela do ônibus. O OFII fica ali pertinho. Foto: Vanessa Santos

Atenção: este procedimento é obrigatório e deve ser realizado imediatamente após a chegada à França. Você tem um prazo de três meses para realizá-lo, e nestes três meses tem liberdade para viajar para fora do país e retornar tranquilamente, mas se após estes três meses você não tiver completado o procedimento, estará na França ilegalmente. Como vão saber que tudo foi feito corretamente? O OFII cola um selo no seu passaporte com seus dados e indicando que você tem autorização para residir na França. 

Continuando, eu cheguei aqui e enviei tudo como pedido, e fiquei mais de um mês esperando a resposta. Nada. Aí um dia eu abri a caixa de spam do meu e-mail, que tenho o hábito de checar de vez em quando para ver se algo importante não caiu lá, e eis que a convocação do OFII simplesmente havia chegado por e-mail e tinha caído no spam. Eu cheguei a pensar que era vírus, mas não era. Com minha data e hora marcados, que caíram exatamente no único dia em que eu tinha aulas na faculdade, comecei a organizar o que tinha que levar no dia. Passaporte, uma foto para documento (não é a 3x4 comum do Brasil, é 3,5x4,5, se não me engano. Para tirar a sua aqui, basta procurar uma das cabines automáticas de foto que podemos encontrar em várias estações de metrô e supermercados Monoprix, até onde sei), um comprovante de residência (justificative de domicile, e só servem contas de luz, água ou gás do apartamento no seu nome, um recibo de aluguel ou uma carta da pessoa que te acolheu, caso esteja na casa de alguém. Eu pedi um recibo do aluguel para a dona do apartamento, é o que eu aconselho, é o mais fácil), e uma taxa de 58 euros - para estudantes - que é paga adquirindo-se uns selos (timbres fiscaux) de mesmo valor, vendido em alguns lugares, como tabacarias, ou online, em site indicado pelo OFII (eu comprei online, mais prático).

Dica: leve sua caderneta de vacinação para a França e para o OFII. O médico deles vai querer saber sobre suas vacinas.

No dia marcado, cheguei lá e estava lotado. Tudo funciona perfeitamente e não demorei a ser atendida, mas o processo é que é longo e demora. A primeira fase é verificar seus documentos e se estiver tudo certo, te chamam para uma sala ainda mais lotada onde você vai esperar que um médico te mande entrar. Aí ele vai fazer algumas coisas, tipo medir seu peso, altura (eu acho), fazer exame de vista (aquele de ler as letras na parede), e depois você sai para esperar ser chamado novamente, desta vez para uma sala onde fará um raio-x do tórax. Feito o raio-x, vai esperar mais um pouco e ser chamado pelo médico que vai analisar os resultados, medir sua pressão, verificar batimentos cardíacos, perguntar sobre doenças na família, sobre vacinas e outras coisas, e se estiver tudo ok, ele ou ela assina uns papeis atestando que você "preenche os requisitos de saúde para residir na França" e você está liberado. Depois, espera mais um pouco no mesmo lugar que esperou no começo da visita e a mesma pessoa que verificou seus documentos te chama novamente, cola o famoso selo OFII no seu passaporte e pronto, livre para voar! A partir daí você está autorizado a residir na França pelo período discriminado em seu passaporte.

No geral, o procedimento é bem tranquilo. Tudo funciona, as pessoas que te atendem são educadas e atenciosas, os médicos principalmente, e não saí de lá com nenhum trauma nem tive nenhum problema de saúde detectado. É demorado e trabalhoso, como tudo na França, mas funciona.

É isso, pessoal. Até a próxima!

17 comentários:

  1. Oi Vanessa em quanto tempo vc recebeu o email com a convocacao para o medico?
    To achando que apaguei o meu email, Nem olho meu spam... Tem umas 2 semanas que enviei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago, tudo bem? Então, eu recebi o e-mail cerca de duas semanas depois de ter enviado o formulário, mas eu demorei a vê-lo porque estava na caixa de spam e porque achava que a convocação chegaria pelo correio. O endereço era super estranho, "convoimmi2" e eram 2 e-mails, um com o assunto "convocation pour la visite médicale" e o outro "convocation pour le VLS-TS". Verifique direitinho sua caixa de e-mail, spam e lixeira. Se não chegar nada pelo La Poste nem por e-mail nos próximos dias, sugiro que você vá até ao OFII da sua cidade (se for Paris é ali perto da estação Bastille) e explique sua situação, que você não recebeu nada e está com medo de ter perdido uma possível convocação por e-mail.

      Abraços!

      Excluir
  2. Oi Vanessa, estou em Bordeaux. No email nao Tem nada mesmo. Enviei um email com minhas duvidas para o OFii e eles estao me pedindo o numero do meu dossie. Mas como que vou ter esse numero se eu estou questionando a chegada do primeiro contato deles... Semana que vem vou la no office. Ainda em Paris? Obrigado abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago. Se você não recebeu nada deles, não tem como saber seu número de dossiê. Diga isso a eles por e-mail, que não recebeu nada e não tem o número, que o que você quer é justamente a convocação, que você acha que pode ter sido enviada por e-mail e você não ter recebido. De qualquer forma, se não receber nada, vá até o OFII de Bordeaux. Mas fique tranquilo, essas coisas podem levar tempo, às vezes ainda vai chegar, e pode vir pelo correio também. Abraços.

      Excluir
    2. Ah, e não estou mais em Paris agora. :)

      Excluir
  3. vocês sabem se é possível mudar a data da convocação? me chamaram num dia em que estarei viajando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. outra questão: fui chamada para 8h30 da manhã...você teria alguma idéia de quanto tempo demora o conjunto dos procedimentos? será que consigo estar liberada às 13h30? obrigada!

      Excluir
    2. Oi, Isabel, tudo bem? O procedimento leva umas duas a três horas em média porque você vai de uma sala pra outra e de uma fila pra outra, e precisa esperar ser chamada em cada etapa. Se você está marcada às 8:30, às 13:30 muito provavelmente já estará liberada, a não ser que haja algum problema.

      Quanto à mudar a data da convocação, eu não aconselho. Nunca vi ninguém mudar essa data e nem sei qual seria o procedimento ou quais seriam os motivos que eles aceitariam. O procedimento OFII é muito sério para eles, e embora sejam educados e até simpáticos com os imigrantes que atendem, eles também são muito rígidos. Em todo caso, você pode se informar no OFII, para ver se seria possível essa mudança de data.

      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  4. Boa noite, sabe me dizer se a taxa a ser paga é de 58€ ainda?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, sabe me dizer se a taxa a ser paga é de 58€ ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emerson, tudo bem? Desculpe a demora na resposta. Não sei te dizer se a taxa ainda é 58 euros. Acho difícil que ainda seja, mas dê uma olhada no site do OFII que lá tem todos os valores atualizados. Abraços!

      Excluir
  6. Olá Vanessa! Tudo bem? Belo post.
    No dia que vamos na clínica e passamos pelo médico, fazemos apenas raio x?
    Não pedem exame de sangue? Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Ola Vanessa. Então eu ja enviei e se passaram três meses e não recebi nada mesmo no spam. Saberia me dizer o email deles? Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Excelente, obrigada pelo post. Era exatamente o que eu precisava saber.

    ResponderExcluir
  9. Olá, se paga quanto para a consulta no médico do offii

    ResponderExcluir
  10. Olá Vanessa td bem? Meu francês ainda não é muito bom. Isso pode ser um complicador para conversar com médicos e atendentes na OFII?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Vanessa, tudo bem?
    Gostaria de saber como fez para enviar o formulário?
    Teve de esperar sua chegada à França?
    Quais documentos têm de ser enviados?
    Quanto tempo demorou para ter seu OFII e seu seguro médico?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir