Todo mundo sabe que Paris é famosa pelos seus restaurantes e cafés, pelas suas boulangeries e pâtisseries. Na verdade, pela sua gastronomia em geral. Mas e o Lado B? As outras formas de obter as refeições de cada dia na Cidade Luz? É aí que entram o supermercado e a loja de congelados.
Cena do filme Ratatouille, da Disney, um dos meus favoritos. "Qualquer um pode cozinhar." |
Os pratos prontos para uma pessoa chamados "formule express" custam 2 euros e eu adoro. Tem um gnocchi com espinafre e queijo de cabra que é sensacional, assim como a lasanha de espinafre e queijo de cabra que me dá água na boca só de lembrar. Tem um mini-farfalle ao molho de três queijos que também é dos deuses. Os pratos mais complexos ou com ingredientes mais caros, como camarão, custam um pouco mais, mas você encontra refeições completas de todos os tipos custando de 2 a 4 euros, e boas de verdade. Com 20 euros, é possível comprar almoço e jantar para uns 4 dias ou mais, dependendo dos pratos que você pegar.
Eu não como outra coisa, a não ser quando almoço no bandejão da faculdade. Haha!
Essa é a Picard Étienne Marcel, onde eu vou umas duas vezes por semana fazer a festa. |
Ah, e eles sempre fazem promoções, alguns pratos "do mês" baixam de preço e é uma maravilha.
Seguindo em frente, temos o supermercado. Sim, Paris tem supermercados, e tem inclusive Carrefour, mas o meu favorito é o Monoprix. Tem muitos espalhados pela cidade e é no Monoprix do Boulevard de Sébastopol onde eu compro o resto das coisas para viver. É um supermercado relativamente barato, que também tem sessões de roupa e perfumaria. Só uma coisa que eu acho engraçada aqui: as sacolas plásticas não são de graça, elas custam 0,03 centimes, e se você quiser, pode trazer as sacolas de casa. Eu comprei uma do Monoprix, uma daquelas tipo de feira, que não são as de plástico comum, e não pago mais os 3 centimes.
O Monoprix também tem uma versão express que se chama Monop' e que só tem aquelas coisas mais imediatas, e costuma ter um microondas para uso dos clientes.
Monoprix Rennes, foto do site Residences Paris. (obs: não tirei foto do meu porque sempre entro correndo e saio com a bolsa pesada e esqueço) |
Problemas dos supermercados de Paris: a maioria não abre no domingo. Um absurdo, já que seria meu dia favorito para fazer as compras para a semana.
No próximo capítulo, os insetos no apartamento.
Muito boa a sua apreciação das Lojas Picard. Um achado e tanto, sempre com comidinhas maravilhosas e bons preços. Também gosto muito do Monoprix, principalmente quando se está voltando cansado(a) de um dia de andanças e esbarramos numa das suas lojas, e podemos comprar de tudo um muito, para o lanche.
ResponderExcluirMas eu quase enlouqueço é no Carrefour (o da Place d'Italie é fantástico!
Oi, Iolanda! Obrigada pelo comentário! Eu ainda não fui a este Carrefour, mas já está na minha lista, as pessoas falam muito bem dele. Quanto à Picard, a atualização é que eu já estou meio enjoada das comidas deles hahaha mas são muito boas mesmo. O problema do Monoprix é ele ser um dos mais caros, mas é uma mão na roda, sem dúvidas, pois sempre tem um perto.
ResponderExcluirAbraços!
Bom, chegamos a Paris em novembro 2017. Logo, no Boulevard Saint Jacques descobrimos a Picard ❄... Todos em casa adoram e como citado, faz parte da vida do parisiense. Quando estamos enjoados do prato pronto, compro tudo separado e preparo. Hoje, comprei peixe, leite de coco em cubo congelado e molho de tomate em cubo congelado. Coloco tudo junto na panela, sirvo com arroz branco picard, delicioso. Eu e a cebola, juntamente com o alho temos uma história de inimizade (rsrs), mas a picard pica tudo é te vende congelado. Aquela cenoura que vc quer rodelas, quadradinha, ou a nanica? Picard tem congelada. Gente.... Para tudo! Vc compra batata amassada em forma de cubinhos, que vc coloca leite ou água e por minutos? Lá está seu purè!!! Sou suspeita! Sou apaixonada! Pratos que atendem a qualquer bolso e fome.
ResponderExcluir