A Refeição de Cada Dia: A Picard e o Monoprix


Todo mundo sabe que Paris é famosa pelos seus restaurantes e cafés, pelas suas boulangeries e pâtisseries. Na verdade, pela sua gastronomia em geral. Mas e o Lado B? As outras formas de obter as refeições de cada dia na Cidade Luz? É aí que entram o supermercado e a loja de congelados.

Cena do filme Ratatouille, da Disney, um dos meus favoritos. "Qualquer um pode cozinhar."
A Picard Surgelés é uma loja que só vende comida congelada, e tem um monte de filiais pela França toda. Eles são perfeitos. Você pode encontrar refeições prontas para uma ou mais pessoas que vão ao microondas ou ao forno elétrico, e acreditem, são uma delícia! Tem para todos os gostos, pratos variados com carnes, vegetais, peixes, massas, e uma sessão de comida de outros países. Tem sobremesas, incluindo sorvetes (Haagen-Dazs e tudo), bebidas e também ingredientes avulsos congelados, como carnes e peixes para serem cozidos em casa, vegetais cortados (batatas para fritar!), sopas, purês, comida para bebês, pizzas, e por aí vai. Tem de tudo, e tudo muito bom e barato.

Os pratos prontos para uma pessoa chamados "formule express" custam 2 euros e eu adoro. Tem um gnocchi com espinafre e queijo de cabra que é sensacional, assim como a lasanha de espinafre e queijo de cabra que me dá água na boca só de lembrar. Tem um mini-farfalle ao molho de três queijos que também é dos deuses. Os pratos mais complexos ou com ingredientes mais caros, como camarão, custam um pouco mais, mas você encontra refeições completas de todos os tipos custando de 2 a 4 euros, e boas de verdade. Com 20 euros, é possível comprar almoço e jantar para uns 4 dias ou mais, dependendo dos pratos que você pegar.
Eu não como outra coisa, a não ser quando almoço no bandejão da faculdade. Haha!

Essa é a Picard Étienne Marcel, onde eu vou umas duas vezes por semana fazer a festa.
Ah, e eles sempre fazem promoções, alguns pratos "do mês" baixam de preço e é uma maravilha.

Seguindo em frente, temos o supermercado. Sim, Paris tem supermercados, e tem inclusive Carrefour, mas o meu favorito é o Monoprix. Tem muitos espalhados pela cidade e é no Monoprix do Boulevard de Sébastopol onde eu compro o resto das coisas para viver. É um supermercado relativamente barato, que também tem sessões de roupa e perfumaria. Só uma coisa que eu acho engraçada aqui: as sacolas plásticas não são de graça, elas custam 0,03 centimes, e se você quiser, pode trazer as sacolas de casa. Eu comprei uma do Monoprix, uma daquelas tipo de feira, que não são as de plástico comum, e não pago mais os 3 centimes. 

O Monoprix também tem uma versão express que se chama Monop' e que só tem aquelas coisas mais imediatas, e costuma ter um microondas para uso dos clientes. 

Monoprix Rennes, foto do site Residences Paris. (obs: não tirei foto do meu porque sempre entro correndo e saio com a bolsa pesada e esqueço)
Problemas dos supermercados de Paris: a maioria não abre no domingo. Um absurdo, já que seria meu dia favorito para fazer as compras para a semana. 

No próximo capítulo, os insetos no apartamento.

3 comentários:

  1. Muito boa a sua apreciação das Lojas Picard. Um achado e tanto, sempre com comidinhas maravilhosas e bons preços. Também gosto muito do Monoprix, principalmente quando se está voltando cansado(a) de um dia de andanças e esbarramos numa das suas lojas, e podemos comprar de tudo um muito, para o lanche.
    Mas eu quase enlouqueço é no Carrefour (o da Place d'Italie é fantástico!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Iolanda! Obrigada pelo comentário! Eu ainda não fui a este Carrefour, mas já está na minha lista, as pessoas falam muito bem dele. Quanto à Picard, a atualização é que eu já estou meio enjoada das comidas deles hahaha mas são muito boas mesmo. O problema do Monoprix é ele ser um dos mais caros, mas é uma mão na roda, sem dúvidas, pois sempre tem um perto.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Bom, chegamos a Paris em novembro 2017. Logo, no Boulevard Saint Jacques descobrimos a Picard ❄... Todos em casa adoram e como citado, faz parte da vida do parisiense. Quando estamos enjoados do prato pronto, compro tudo separado e preparo. Hoje, comprei peixe, leite de coco em cubo congelado e molho de tomate em cubo congelado. Coloco tudo junto na panela, sirvo com arroz branco picard, delicioso. Eu e a cebola, juntamente com o alho temos uma história de inimizade (rsrs), mas a picard pica tudo é te vende congelado. Aquela cenoura que vc quer rodelas, quadradinha, ou a nanica? Picard tem congelada. Gente.... Para tudo! Vc compra batata amassada em forma de cubinhos, que vc coloca leite ou água e por minutos? Lá está seu purè!!! Sou suspeita! Sou apaixonada! Pratos que atendem a qualquer bolso e fome.

    ResponderExcluir