A Saga do Visto Francês Parte 2


Previously, em A Saga do Visto Francês...

Estava eu indo para um rendez-vous no consulado da França no Rio de Janeiro com uma pasta imensa cheia de documentos dar entrada no visto de estudante long séjour. Como tinha o lance de comprovar os recursos financeiros, eu estava super nervosa.

Assim que cheguei ao 8º andar do prédio, onde fica o consulado em si, tinha um moço que trabalha lá e que entra e sai por uma porta o tempo todo perguntando o que cada um veio fazer ali e entregando os vistos. Eu disse que tinha um horário e ele respondeu que eu podia sentar e esperar que já iam me chamar.

Poucos minutos depois, a moça que trabalha lá dentro e que fica sentada atrás de um vidro por onde você entrega tudo me chamou e eu fui. Entreguei os documentos e as cópias e ela examinou tudo atentamente, fazendo caras e bocas assustadoras. Meu coração estava a mil, até que ela implicou com o dinheiro na conta da minha mãe. Aquela idiotice que eu tinha feito de juntar tudo que a gente tinha na conta dela, para a mulher do consulado, podia significar que eu tinha pego um empréstimo, que aquele dinheiro não era meu, e que eu ia devolver para a pessoa no dia seguinte. Então ela pediu que eu levasse extratos das contas de onde tinha saído aquele dinheiro para comprovar que eu já o tinha. An honest mistake da minha parte. De resto, eu paguei uma taxinha de 50 euros em dinheiro (mas em reais, claro), tirei uma foto que hoje está no meu visto e que é medonha e a mulher fez o registro das minhas digitais. Aí eu pergunto: se você vai tirar foto lá, pra que você precisa levar uma 3x4 de casa? Enfim... a França e suas burocracias.

Eu no Louvre em 2011 só para ilustrar o post.

No fim, ela me deu um recibo que dizia que quando o visto estivesse pronto, eu receberia um e-mail me dizendo para ir lá buscar o passaporte. Óbvio que no dia seguinte eu fui lá e levei mil extratos para provar que o dinheiro da conta da minha mãe era nosso e aí tudo ficou ok.

O prazo de entrega do visto geralmente é de até 15 dias úteis, mas eles também dizem que os vistos são emitidos de acordo com a data da viagem. Eu dei entrada em junho e a minha viagem era dia 31 de agosto. E o tempo foi passando, e nada. Junho terminou, veio julho, a angústia e a incerteza foram aumentando, julho se foi, agosto veio, chegou à metade e eu já estava quase tendo uma síncope quando vi no site do consulado, lá embaixo, quase imperceptível, uma frase dizendo que o visto de long séjour poderia levar até dois meses para ser entregue. Ouch. Eu mandei um e-mail perguntando e a resposta foi a mesma mensagem que já estava no meu recibo: que eu ia receber um e-mail quando estivesse pronto e que em meses de maior procura o visto é emitido de acordo com a data da viagem. E aí ele saiu. Faltando dez dias para a viagem. Eu recebi o e-mail dizendo que eu podia ir buscar o passaporte, sem dar nenhuma resposta sobre o visto, e no dia seguinte eu fui ao consulado com o coração na mão e meu passaporte estava lá, com um visto lindo e chique colado e carimbado nele, com foto e um monte de selos brilhantes.

Missão cumprida. Hora de arrumar as malas. Só que quando você pega o passaporte, você recebe um formulário (affe!!) e uma folha com instruções sobre um procedimento que deve ser feito quando você chega à França, com a autoridade de imigração francesa. E não, não tem nada a ver com o aeroporto. Depois eu vou falar sobre isso.

Resumo da Ópera sobre o visto é: Não adianta dar entrada com antecedência porque ele só vai sair em cima da viagem mesmo. Óbvio que também não é uma boa começar o processo muito tarde, pois pode haver algum problema. O Campus France indica um mês e meio de antecedência. Acho que é uma boa. A funcionária que atende no consulado não é simpática, na verdade ela é bem o oposto, mas tem uma vantagem: se tiver algum problema com a sua documentação, ela vai te avisar e te dar uma chance de consertar o que estiver errado ou faltando, então quando passa por ela significa que a chance do visto ser aceito é tipo 99%. Acredito que pelo fato do Brasil ter relações amistosas com a França seja relativamente tranquilo de conseguir vistos.

À bientôt, galere! ;)






6 comentários:

  1. Oi Vanessa! Tudo bem? Meu nome é Nathália e dei entrada no visa de long sejour no início de julho. Meu curso começará em setembro em Paris. Ainda não comprei a passagem, pois gostaria de esperar um retorno do Consulado.O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathália! Desculpe a demora na resposta, mas estou trabalhando em dois lugares e acabo não tendo muito tempo pra atualizar o blog. Sei que estou atrasada e que provavelmente a resposta já não te serve mais, mas talvez ajude os outros leitores: se não teve nenhum problema durante a entrega dos documentos que você apresentou no consulado, se a funcionária te deu OK e não colocou nenhuma restrição, nenhuma exigência, pode ficar tranquila que seu visto vai sair, 99% de certeza. Então pode comprar a passagem. Quando o visto tem alguma chance de ser recusado, a funcionária que te atende te diz o problema e te dá uma chance de corrigi-lo.

      Boa sorte!
      Abraços

      Excluir
  2. Oi, Vanessa! Tudo bem? Meu nome é Danielle. A verdade é que encontrei o seu blog (e esse post) meio que por um ate de desespero mesmo. Eu dei entrada no meu visto dia 2 de maio (tentei antes, mas tive alguns problemas porque ficou um joga pra lá e joga pra cá entre o setor de visto e o Campus France). Meu curso começa dia 25 de junho, mas a minha viagem está marcada para dia 30 de maio, pois vou mais cedo para me ajeitar e porque tenho um casamento na Europa. Amanhã completa os 15 dias úteis e, até agora, nada.Se eles dão prioridade de acordo com a data da viagem, eu deveria receber o quanto antes, não? Bom, enfim, não sei se há algo que você possa me dizer ou se tenho alguma pergunta. Talvez esteja aqui só para ver se há alguma palavra para me acalmar os ânimos. Sei lá, num futuro pode ser útil a uma outra pessoa também. Obrigada. Abs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Você recebeu o visto dentro de quantos dias?

    ResponderExcluir