Os soldes na França: Onde comprar roupa boa e barata


Para aqueles que amam comprar (como eu), chegou a melhor época do ano em Paris: o tempo dos soldes! Os soldes são a liquidação francesa, e temos os soldes d'hiver (liquidação de inverno) e os soldes d'été (liquidação de verão). Cada um é realizado anualmente e mais ou menos nas mesmas datas. De 6 de janeiro à 16 de fevereiro de 2016, estamos oficialmente nos soldes d'hiver por toda a França, com descontos que vão de 20% a 30% até 70%, e não é brincadeira nem Black Friday brasileira, os descontos são de verdade. Tudo entra em promoção, mas o que mais deixa as pessoas em alvoroço, pelo menos em Paris, são as roupas.

Imagem: Coupon-promo.fr

A coisa dos soldes é tão séria na França que as vendas caem muito no período anterior a eles e durante aqueles dias marcados, a maioria esmagadora das lojas entra em promoção. Em Paris é um evento, as pessoas vão loucamente para as lojas, eu incluída. Apesar disso, confesso que não aproveitei os soldes d'hiver no ano passado, não comprei nadinha pois estava em nível hard de economia. Já nos soldes d'été (que geralmente vão de junho a agosto), eu enfiei o pé na jaca mesmo.

Mas afinal, quais são as melhores lojas para se comprar roupa boa e barata em Paris? Antes de responder a esta pergunta, quero lembrar que não são todos os produtos das lojas que entram em liquidação, as coleções novas não entram, e que estas dicas valem para o ano todo, quer estejamos em soldes ou não.

A Primark Créteil Soleil. Foto: Primark.com

Então vamos lá. Comecemos pela famosa Primark. Tem três delas nos arredores de Paris, mas nenhuma no centro da cidade. Uma fica em Créteil, um banlieue, na última estação da linha 8 do metrô. Existe uma outra em Villeneuve-la-garenne, também um banlieue, e nesta é um pouco mais difícil de chegar, algumas baldeações devem ser feitas e não tem metrô ali pertinho. Próximo ao Lac Dausmenil, no 12ème, ainda tem outra, mas nesta eu nem sei chegar. Eu fui na de Créteil porque prefiro evitar a fadiga, como diria Jaiminho, o carteiro. Esta Primark fica logo na saída do metrô, dentro de um shopping chamado Centre Commercial Créteil Soleil, um lugar bem agradável, que lembra muito os shoppings brasileiros. A Primark é conhecida por ter roupas absurdamente baratas, como sapatos, camisas e roupas íntimas por 2, 3 ou 4 euros (em épocas normais, não de soldes). Eu fui de tanto a gerente da loja em que eu trabalhava me falar que eu precisava ir, mas para falar a verdade, eu não gostei. A maioria dos produtos vendidos ali é de uma qualidade baixíssima, as roupas e sapatos parecem descartáveis, como se fossem de papel. Realmente existem blusas, shorts, vestidos e calças femininos e masculinos a 2 ou 3 euros, mas são o básico do básico, geralmente não são muito bonitos e parecem feitos de papel. As roupas e sapatos mais bonitos, de uma qualidade um pouco melhor, são mais caros, coisa de 10, 15, 20 euros ou até mais, dependendo do que for. Eu fiquei horas lá dentro, uma fila imensa para experimentar roupas, e garimpei cada centímetro, mas comprei muito menos do que esperava. Comprei um vestido que custou 13 euros (preço normal de lojas populares), dois pares de sapatinhos tipo Moleca a 3 euros cada um, sendo que um deles me machuca horrores e o outro que eu amava, lindo e rosa, rasgou todo na lateral com poucos dias de uso e tive que jogá-lo fora. Minhas melhores compras lá foram um sutiã maravilhoso que custou 3 euros, cinco pares de meias daquelas fininhas para usar com os sapatinhos Moleca por 3 euros e um brinco que amo, também por três euros. Algumas pessoas me disseram que a Primark de Villeneuve-la-garenne era melhor e que eu não dei sorte no dia em que fui, mas sinceramente, não vejo como ser muito melhor do que eu vi, pelo tanto que tinham me falado bem da loja.

Temos também, em Paris, a Forever 21, que eu também não gosto, Nos soldes, foi a loja mais fraca que vi. Não tinha quase nada em promoção, só as roupas mais básicas, e bem poucas. Não achei as roupas de lá bonitas, embora sejam baratas, com muitos itens em torno de 10 a 20 euros. Vale lembrar que não estou convertendo euros para reais, logo, 10 euros para mim é o barato em Paris, até porque não tem mais barato do que isso. Outro problema na Forever 21 é que as roupas são, em geral, bem infantilóides ou adolescentes demais para mim.

A Forever 21 Rivoli, com a Mango pequenininha no canto esquerdo. Foto: Mallandmarket.com, Flagship.

A Zara, em minha opinião, nem pode ser chamada de loja "popular". Claro que não é a Chanel, mas é bem carinha em relação às outras e também não vi nada demais nas roupas. Nos soldes, os itens mais baratos estavam a 17 ou 20 euros, e eram pouquíssimos neste preço.

Acreditem se quiserem, tem C&A em Paris. As roupas são horrorosas e o preço é bem caro, se pensarmos na C&A daqui, com valores que vão de 10 a 15 euros nas roupas básicas até 50, 60 euros nos vestidos mais "elaborados" e casacos. Uma amiga francesa me disse que os franceses não gostam desta loja, que torcem o nariz para ela mesmo. Acho que eles tem razão. Para mim, a única coisa que vale a pena comprar lá são aquelas blusinhas básicas, muito boas como segunda pele no inverno.

Uma opção interessante é a New Look, a loja que mais acredito se aproximar da Primark, com roupas mais básicas a 5 e 10 euros e algumas não tão básicas a 15, por exemplo. Não achei as roupas lá muito bonitas, mas gostei mais do que as da Primark, e também tem roupas íntimas boas e a bons preços.

Foto: @RICOALAIN/Mango, Le Figaro

Agora vamos às minhas favoritas: Em segundo lugar, a Mango (não, não tem 3º lugar...). Eu não fazia ideia da existência desta loja, mas agora virou uma das minhas favoritas. As roupas não são muito baratas, mas são bonitas, com uma qualidade decente e durante os soldes tinham boas opções a 5, 10 e 15 euros. Fora dos soldes, elas ficam numa média de 20, 30 euros para as peças mais baratas.Tem várias delas espalhadas por Paris. Eles também tem muitas bolsas lindas e acessórios também lindos. Nesta loja, comprei uma bolsinha que é o meu xodó a 9,90 e um colar que também adoro a 7 euros.

Meu xodó de bolsa da Mango. E tinha em várias cores. 

Por fim, minha número 1, vencedora, melhor opção para comprar roupa boa, bonita e barata em Paris: a H&M. Tem uma em cada esquina e foi nelas que mais gastei com roupa até hoje na cidade. Tem muita roupa linda, com preços geralmente acessíveis (vestidos básicos ou remarcados chegam a 7 ou 10 euros, e nos soldes podem ficar ainda mais baratos), blusas, calças, shorts, casacos, tudo com preços normalmente até 25 euros, com exceção para as jaquetas de couro, por exemplo. Uma que comprei lá custou 39,99, mas ela é espetacular. Durante os soldes, eu fiz a festa na H&M, com sutiãs a 5 e 7 euros, blusinhas a 5, vestidos a 7, tudo uma graça. Fora dos soldes, eu comprava itens de 10 a 20 euros.

Então é isso, pessoal, no fim de toda esta peregrinação, a melhor loja para comprar roupas boas e baratas em Paris, em minha opinião, é  a H&M. As opiniões que dei sobre as lojas também se estendem aos acessórios e aos sapatos, que seguem mais ou menos a mesma linha das roupas.

Foto via: Vogue.it

A menção honrosa vai para a GAP, que é cara, inclusive no Brasil, mas que nos soldes na França tem preços até acessíveis. Eu comprei um vestido que é uma graça e que custou 19 euros lá, sendo que o preço original dele era mais que o dobro.

Depois eu volto para falar sobre as roupas de frio e a loja Uniqlo.

À la prochaine!


Nenhum comentário:

Postar um comentário