Quero estudar em Paris. Como faz?

Já fazia um tempo que o mosquito chamado Paris havia me mordido quando me dei conta de que podia de fato morar na cidade. Descobri um pouco depois, por uma amiga que estava indo fazer um mestrado lá, que estudar em Paris também era um sonho possível e, nas palavras dela, "não é difícil, mas é trabalhoso". Depois de tornar a ideia de fazer um mestrado na Cidade Luz (Juro que não é possível que a música "City of Blinding Lights", do U2, não tenha sido escrita por alguém pensando em Paris) uma obsessão que levou dois anos de preparação (não precisa levar isso tudo, é claro), eu comecei o longo e árduo processo, com ênfase no "longo" e "árduo".

Como fazer? A verdade é que pensar sobre isso e dizer "vou estudar em Paris" é bem mais fácil do que efetivamente fazer todo o caminho até lá.

A primeira coisa a saber é: para estudar na França, tem que passar pelo Campus France, um serviço ligado aos Ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. É uma ponte entre os estudantes do mundo todo e as universidades francesas. Se você quer estudar francês numa escola de línguas ou se você é pós-doutorando, está dispensado do procedimento Campus France. Se quer fazer graduação, intercâmbio, Master (meu caso), doutorado, Au-pair etc, prepare-se para ver o logo com a pirâmide do Louvre em branco (ou azul) e vermelho até não aguentar mais.


ATUALIZAÇÃO 27/11/2015Recentemente, eu vi na página do Campus France que as candidaturas às formações em universidades francesas (Licence, Master etc.) serão feitas em uma nova plataforma a partir deste ano (para o ano letivo 2016/2017), chamada Études en France. Não entrei na plataforma, mas pelo que vi, ela me parece estar mais simples e mais intuitiva. 

Você pode encontrar as novas orientações aqui, nesta página do próprio Campus France. Desta vez, eles fizeram uma página mais simples e não um Guia de Orientação como nos outros anos. O procedimento continua o mesmo, isto é, preencher o formulário, registrar as candidaturas para as universidades escolhidas, pagar a taxa, fazer o teste de francês e a entrevista, mas a plataforma Campus France, onde tudo isso é feito, foi modernizada. O que pude pegar da nova página de orientações é que o formulário também continua muito parecido com o antigo, então as orientações que dei aqui no blog ainda são válidas. Para não haver confusão, estou atualizando todos os posts sobre o procedimento Campus France com uma observação, pois nem tudo pode estar mais exatamente como descrevi.

No site da Campus France tem um guia lindo, maravilhoso, pode confiar, explicando detalhadamente cada passo do processo, que é composto basicamente por:

- criação do seu espaço Campus France na base online.
- preenchimento do formulário Campus France.
- anexar os documentos sobre sua formação (diploma e histórico escolar) e suas respectivas traduções juramentadas. No próximo post vou falar sobre isso.
- após a validação do formulário online, registro de suas candidaturas às universidades francesas, também na base.
- envio de cópias dos documentos e traduções juramentadas ao escritório do Campus France em São Paulo.
- pagamento da taxa Campus France.
- entrevista em francês com o diretor(a) de uma unidade da Aliança Francesa.

(No meio dessa dança, você fará uma prova testando seus conhecimentos em francês e enviará o resultado com seu nível (A1 a C2) para o e-mail da CF. Eu fiz o TCF-TP, que é o padrão.)

Cansou? No próximo post, falarei sobre este procedimento todo passo a passo.

À bientôt!

2 comentários:

  1. Olá Vanessa.
    Gratidão pelos conteúdos.
    Gostaria de tirar uma dúvida com você...
    Eu estou no último ano de psicologia e em 2018 gostaria de fazer um mestrado em Paris. Andei pesquisando, e um dos que mais me interessei é o master 2 Psychologie Clinique et Psychopathologie Intégrative, em Paris V. Você sabe me informar se tem alguma diferença entre o Master 2 e master recherche?
    E quais os procedimentos necessários para a candidatura?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog Vanessa, já faz um tempo que escreveu o texto mais você sabe se é necessario ter uma IC (Iniciação Científica) no currículo para ser aprovado no processo seletivo ou eles não se importam? Obrigado!

    ResponderExcluir