Sobre os apartamentos em Paris e os banlieues


Quando estamos nos preparando para ir morar na França, no meu caso, em Paris, tem muita coisa que não sabemos, isso é normal. Se conhecemos alguém que já mora ou morou lá e que pode nos dar orientações, pode-se dizer que encontramos um tesouro, pois ir com certas informações na bagagem é inestimável.

Uma destas informações preciosas que eu gostaria de ter tido quando me preparava para ir é sobre os apartamentos em Paris. Você, querido leitor que acompanha o blog, já deve ter lido este post aqui, no qual eu conto minha experiência no aluguel de apartamentos na Cidade Luz. O que eu aprendi depois daquele post é o que vou contar agora para vocês.

Uma das leitoras do blog, a Lizi, comentou sua preocupação com os preços dos alugueis parisienses, que estão pesando em suas contas. Pensando no problema da Lizi, que também deve ser o de muitas outras pessoas, vim falar novamente sobre este assunto. Sabemos que os apartamentos em Paris normalmente tem alugueis absurdamente caros, são antigos e minúsculos, muitos deles sem o menor conforto. Alugueis de um studio de 15m² para apenas uma pessoa custam em torno de 700 euros. Lógico que encontramos alguns que custam menos do que isso, em arrondissements mais populares e e/ou residenciais, sem nenhum ponto turístico por perto. O 17 e o 19 são exemplos, arrondissements mais populares onde mora um grande número de imigrantes, assim como o 12 e o 13, que são mais residenciais. Nos bairros mais centrais ou mais ricos os alugueis são ainda mais caros.

Morar nesta rua é "um pouco" caro. Foto: Vanessa Santos.
O que não te contam neste processo de procurar um lugar para morar em Paris e que você descobre quando chega lá é que existem os banlieues, os "subúrbios", locais mais afastados do centro, fora da cidade de Paris propriamente dita, geralmente na zona 2 ou até 3 dos transportes públicos. Muitos destes bairros são onde ficam as estações terminais das linhas de metrô, ou são servidos pelos RER, os "meio trens/meio metrô" de Paris. Nestes banlieues ficam também algumas universidades, como o campus Saint-Denis da Paris 13, em Saint-Denis, no final da linha 13, e a Université Paris-Est Créteil (ex-Paris 12), em Créteil, no final da linha 8 do metrô. Neles, é possível encontrar apartamentos maiores e muito mais baratos, em torno de 300, 400 euros, valor do aluguel normal em várias outras grandes cidades da França. Tenho uma amiga que mora perto da estação La Corneuve, no final da linha 7, que paga 600 euros por mês em uma casa de 2 andares, grande e confortável.


Existem vários destes banlieues em torno de Paris, agradáveis de se morar, bem mais baratos do que Paris e de fácil acesso ao centro. O que eu recomendo para aqueles que querem estudar nesta cidade e que estão preocupados com o valor dos alugueis é: pesquisem nos banlieues. A dica é só procurar bairros servidos por estações do metrô de Paris (procurem as estações finais das linhas, muitas são em banlieues), ou de RER, vejam quanto tempo leva até sua universidade ou até o centro de Paris, porque se não tiver metrô ou RER por perto também não vale à pena, já que ônibus e outros meios de transporte podem demorar para passarem. Tem muitos lugares assim, que levam em torno de 30, 40 minutos de metrô até o centro, como Saint-Denis, Villejuif, Créteil, Aubervilliers, Issy, Vincennes, Montreuil etc. A outra dica para pesquisar estes locais nos sites imobiliários é descobrir seus "code postal". Os de Paris começam com 75, mas os de alguns banlieues começam com 93, 94, 99, e por aí vai. Pesquisem alguns a partir do mapa do metrô, descubram o code postal deles e tente buscar por eles nos sites de aluguel de apartamento, mas não esqueça disso, pois se deixar "Paris" ou "75" nas caixas de busca não vão aparecer opções nestes locais.

Se eu soubesse disso na época em que aluguei meu apartamento, certamente teria pesquisado nos banlieues. Aluguei um studio minúsculo no Les Halles, no primeiro arrondissement de Paris, centrão, perto de tudo, ao lado das estações Châtelet e Châtelet-Les Halles de metrô e RER, com acesso a muitas linhas, inclusive RER direto para o aeroporto Charles de Gaulle. Porém, o valor do aluguel é altíssimo para o tamanho e o estado do apartamento, que é muito antigo. É bom estar no centrão? É ótimo, é incrível, mas para alguém com a renda apertada como eu, um apartamento mais espaçoso e mais barato, mesmo que afastado do centro, teria feito uma enorme diferença na minha vida. Óbvio que eu poderia ter me mudado, mas tinha um contrato a cumprir, entre outras questões.

Na Place Igor Stravinsky, ao lado do Centre Georges Pompidou e a 5 minutos de caminhada do meu prédio.

Para quem, ainda assim, quiser procurar coisas mais baratas intra-muros, isto é, dentro de Paris, sugiro que busque os arrondissements mais afastados dos pontos turísticos. Um apartamento perto da Torre Eiffel há de ser bem mais caro do que um ao lado da estação Pernety, um lugar muito agradável e residencial onde mora uma outra amiga minha e que não tem pontos turísticos badalados ao lado. Eu digo intra-muros pois Paris era uma cidade delimitada por muros na Idade Média, e existam "portas" de entrada, que hoje ainda são marcos dos limites da cidade. Procure novamente no mapa do metrô as estações que começam com "Porte de" alguma coisa. Temos Porte de Clignancourt, Porte d'Orléans, Porte de Vincennes, Porte de Lilas, entre outras. Nas regiões destas estações também é possível encontrar alguns apartamentos mais acessíveis, mas não serão realmente mais baratos como nos banlieues.

Então é isso, pessoal, não se desesperem na busca de apartamento em Paris. Como eu sempre digo: "Tout va bien se passer!". Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário