O francês e o TCF-TP


O francês

Quando eu decidi investir nessa coisa de ir fazer mestrado em Paris, meu francês não era grande coisa. Eu tive certeza disso quando fui à Paris em 2011, após um ano de curso de francês na Wizard, e não sabia falar nada nem entendia nada que me falavam. Um ano depois, eu saí do curso ainda sem saber quase nada. Então resolvi procurar outro curso de francês.

Que opções eu tinha? Da Wizard eu confesso que não gostei nem um pouco. Aqui onde moro tem um curso chamado Bonafides que oferece o de francês, e o preço é ótimo, mas... não fechou turma. Eu vinha fugindo da Aliança Francesa, a opção mais óbvia, por ser um curso muito demorado (6 anos!) e muito caro, mas acabei indo à filial do meu bairro, para constatar o que eu já sabia: eu não tinha tempo nem dinheiro para bancar um curso na Aliança. Fora os que citei, é muito difícil encontrar cursos de idiomas que ofereçam o francês. E eu tinha um ano para aprender, pois no início de 2014 eu teria que fazer o tal TCF-TP (Test de Connaissance du Français - Tout Public), o exame de proficiência em francês aplicado por quem? Aliança Francesa, claro.
Imagem: Midia Cards
O que me sobrou foi procurar um professor particular. Novamente tive sorte, pois a mesma menina que me passou todas as manhas do processo de candidatura também trabalha como professora particular de francês. Liguei para ela, marcamos uma aula, acertamos um preço e comecei a fazer uma aula de duas horas por semana. Parece pouco, mas deu certo.

Ela me explicou que a gramática francesa não é tão extensa, e o que leva mais tempo é o domínio do vocabulário. Eu estudei por um ano, até chegar a hora de me inscrever para o TCF-TP e começar a me preparar realmente para ele. Procurar uma professora particular de francês foi a melhor coisa que eu fiz. Posso não ter tido tempo para dominar muito vocabulário, ou para chegar àquela fluência quase francesa, mas eu aprendi francês, muito mais do que em dois anos de curso. E foi suficiente para conseguir tirar um C1 (nível avançado) no TCF. Então vamos a ele.

O TCF

O TCF é aplicado nas Alianças Francesas do Brasil todo e tem seis sessões ao ano, em janeiro, fevereiro, março, abril e as outras duas não lembro, porque essas quatro eram as que importavam para a candidatura no Campus France, mas tem tudo  bem explicado no site da Aliança. Só é preciso estar atento ao calendário de inscrições porque elas se dão bem antes do exame em si. Eu fiz o meu na sessão de março de 2014 e me inscrevi em novembro, se não me engano.

A prova é dividida em: compreensão oral, gramática e compreensão escrita, sendo estas as provas obrigatórias; expressão oral e expressão escrita, provas facultativas. Você só precisa ir à unidade da Aliança que aplica o teste no seu estado no período das inscrições, pagar a taxa (no meu caso foram as três obrigatórias, e paguei 360 reais) e se inscrever. Eu me inscrevi na Aliança de Ipanema.

Ok. Feito isso, hora de se preparar. Além de estudar muito, é claro, uma boa é o site da TV5Monde, o canal francófono que tem uma ótima programação muito voltada para estrangeiros. Neste site você encontra simulados com questões de várias sessões do TCF, e ali você pode ter uma ideia de como o exame realmente funciona. Estes simulados, que me foram passados pela minha professora, salvaram a minha vida com o TCF. Outra opção é o site da rádio francesa RFI que também tem bons simulados. A Aliança também oferece cursos preparatórios, mas não cheguei a ver nada sobre eles.

Imagem: meu próprio resultado do TCF
Qual o maior problema deste exame? O tempo. Você NÃO tem tempo para fazer as questões. São 80 questões nas provas obrigatórias e você tem 25 minutos para a compreensão oral, 20 minutos para a gramática e 35 minutos para a compreensão escrita. Na hora da prova você se apavora, não consegue raciocinar, o relógio está correndo e todo mundo à sua volta parece estar fazendo tudo muito melhor e muito mais rápido do que você. A compreensão oral é cruel. O aplicador põe um cd com as questões e você ouve apenas uma vez, nas questões mais avançadas são diálogos enormes, complicados, trechos de matérias de TV ou de entrevistas de rádio e a voz te manda responder a pergunta. Você olha para as opções imensas de resposta e nem terminou de ler tudo e a voz já passa para a próxima questão.

Enfim, depois que eu sobrevivi à prova em si, me disseram que em 20 a 30 dias eu receberia um e-mail avisando que o resultado estava disponível na filial da Aliança onde eu fiz a prova. Aham. Passaram-se quase 60 dias até que eu recebi o tal e-mail. E não adianta ligar, nem perguntar, nem encher, porque o pessoal da Aliança não sabe nada, eles só aplicam a prova, enviam para o órgão responsável na França, depois recebem os resultados e os entregam à quem fez a prova. A coisa boa nisso tudo é que eu tirei, no fim das contas, um C1 (eles classificam em níveis, A1 e A2 são os mais básicos, B1 e B2 são os intermediários, e C1 e C2 os avançados) mas recebi um atestado de nível que não me serviu para nada já que fui aceita na Paris 7 antes de anexar o resultado do TCF ao meu dossiê, o que me disseram no CF ser extremamente incomum. Ok.

No próximo post falo sobre a entrevista.

Bye!

16 comentários:

  1. Olá, Vanessa!!! Sempre muito bom saber que posso contar com sua sabedoria! Veja só: peguei meu resultado do TCF, obtive nota global B2, entretanto, ao verificar a descrição de cada prova, obtive tanto um C1 como um B1, nota que não é aceita... minha dúvida é: eles levam em consideração a nota global ou a nota de cada prova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariane! Acredito que a nota que eles levam em conta seja a global, mas de qualquer forma não se preocupe. Já soube de pessoas que foram aceitas com nota global B1, então acho difícil te rejeitarem com um B2 global. Aliás, eu fui aceita pela Paris 7 antes de enviar o resultado do TCF, o que me disseram não ser comum, mas ainda assim, fui. Então envie o seu resultado e fique tranquila, porque as chances de te rejeitarem por causa do TCF são quase inexistentes, até porque no site das universidades eles geralmente descrevem que você precisa de uma prova de francês destas com um resultado B2/B1, então com certeza é a nota global, e não em cada nota separada. Boa sorte! :)

      Excluir
  2. Nossa, estou em pânico.. fiz minha inscrição pra prova em março. Oficialmente, na Aliança eu tenho o nível A2 e pro master preciso do B2. To estudando por fora e torcendo pra dar certo.. figas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lizi!

      Não fique em pânico, o pânico só vai te segurar e não vai te deixar fazer o seu melhor. Estude muito que dá tempo de chegar a um B2. Estude gramática, leia, assista filmes, videos, telejornais, tudo em francês. Procure online, tem muita coisa no site da TV5 Monde. Força. E se você acabar com um B1, também não se desespere, muitas faculdades aceitam.

      Abraços e boa sorte!
      Vanessa :)

      Excluir
  3. Obrigada pela força. Vou tentar me acalmar. Seu blog é ótimo :)

    ResponderExcluir
  4. Olá Vanessa! Tô acompanhando seu blog há um tempo pois também estou aplicando pra ir estudar na França. Já enviei toda documentação e também já fiz a entrevista pré-consular. Na semana passada recebi o resultado do TCF e também tirei C1. Tô super ansioso esperando o resultado das universidades. Sabe como é que é, né? Você recebeu o resultado positivo da universidade antes da data limite que eles estipulam? Caso sim, mais ou menos quanto tempo antes dessa data você o recebeu? A minha data é pra dia 15 de abril mas o coração não aguenta de tanta ansiedade. Haha Abraços! Matheus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Matheus! Eu recebi o resultado da Paris 7, da especialidade que eu realmente queria, no dia 14 de abril, sendo que geralmente enviam as respostas em junho ou julho. Mas o que aconteceu comigo não é muito comum, e como eu fiz minha escolha definitiva no sistema do Campus France, eu não fiquei sabendo do resultado das outras candidaturas que fiz. Enfim, o normal é o resultado sair por volta de junho e julho, mas alguns leitores o receberam em agosto. Antes disso é sorte. :)
      Então boa sorte pra você! Abraços!

      Excluir
  5. Vanessa você me deu mais confiança agora. Estava desesperada pois tenho o nível B1 na AF e preciso do B2. A prova é daqui a 17 dias e entrei em pânico, pois sei que o tempo é inimigo no teste (fora aqueles áudios do tamanho do mundo). Valeu pelas dicas dos sites!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tarciane, não se preocupe, se você estudar bastante, consegue um B2 tranquilamente, mesmo se seu nível na AF for B1. Afinal, é uma prova e você só precisa ir bem nela. Estudar por fora ajuda muito, você melhora seu francês e aumenta de nível bem rápido. Agora, se você ainda assim tirar B1, não se desespere, muitas universidades aceitam o B1, mesmo que digam que o nível pra entrar é B2 e que o Campus France bote aquele terror falando que você tem que ter tal nível e coisa e tal. Óbvio que se a universidade diz que tem que ter B2 e você tem um TCF com nota B1, há o risco de você não ser aceita, mas eu já vi algumas pessoas entrarem na Paris 7 com B1, embora no site digam que precisa de B2.

      Boa sorte!
      Vanessa

      Excluir
  6. Muito boa descrição da sua experiência, Vanessa! Me tranquilizou por entender melhor como funciona o preparatório e a prova. Realmente me parece mais uma prova de velocidade do que de conhecimento. Mas confiança! Item por item, espero chegarmos lá. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana, tudo bem? Desculpa a demora na resposta. Obrigada pela mensagem, fico contente que minha experiência tenha te tranquilizado. Sim, na prova do TCF a velocidade é um fator muito importante. Porque você pode ter o conhecimento, mas se moscar na hora de responder, pode acabar ficando com uma nota mais baixa do que merece. Mas é isso, boa sorte e escreva se precisar!

      Abraços,
      Vanessa

      Excluir
  7. Olá Vanessa, seu texto me deu um certo alivio.. estou no primeiro nivel do B1 pela aliança francesa. E quando faço o teste online do TCF pelo tv5monde, tiro nivel B1, com C1 em aúdio, mas de maneira geral, é nivel B1. Vc comentou dos longos audios do TCF, mas pelo simulado do Tv5monde, o máximo de audio que tem é 1:30 sn me engano. Passa disso na prova? espero que não... Estou correndo contra o tempo tbm. pois quero entrar no master no segundo semestre do ano que vem. Ou seja, tenho um semestre para estudar a mais e aplicar na universidade. O TCF é melhor que fazer o DElf né? Me responda por favor, estou lendo todo seu blog. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Sim, os áudios longos a que me refiro são os de 1:30 mesmo, mas para mim são mega longos! :D Sim, o TCF é mais fácil do que o DELF, em minha opinião. Mas fique tranquila, com nível B1 você já consegue entrar em muitas universidades. Com mais um pouco de estudo você chega ao B2 facilmente. Boa sorte! Abraços

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Vanessa, tudo bem? Sabe me dizer se na prova do TCF é necessário, para fins de mestrado, fazer as provas facultativas ou se somente as provas obrigatórias são suficientes? (levando em consideração uma nota boa nas obrigatórias, é claro)

    ResponderExcluir
  10. Olá amei seu blog, eu estou pesquisando sobre o mestrado na França e gostaria de saber se para ingressar é realizada alguma prova na área específica que pretende cursar ?

    ResponderExcluir