Sobre a experiência de estudar na Paris-Diderot (Paris 7)


Faz quatro meses, quase cinco, que cheguei à França e me matriculei na Université Paris-Diderot, a Paris 7. De lá para cá já foram muitíssimas emoções "living the dream" de estudar em Paris. Mas afinal, como é estudar numa universidade francesa? O que tem de bom e o que tem de ruim?

A matrícula. Para começar, já no dia da matrícula, dia 2 de setembro, eu levei um balde de água fria na cabeça ao chegar à faculdade. Toda aquela organização obsessiva, aquela atenção que o Campus France te dá, tudo aquilo cai por terra na França. Cheguei à Paris 7 no horário marcado e simplesmente não me pediram nenhum documento, nada de nada (tirando meu passaporte). Nada de diploma, histórico etc, como diziam no agendamento da matrícula. Fizeram perguntas sobre a minha formação e anotaram o que eu dizia. E se eu tivesse mentido?

Depois disso, ninguém sabe te informar mais nada sobre a sua formação. Eu fiquei andando feito barata tonta, tive que voltar lá mais duas vezes para conseguir alguma informação (incompleta) sobre o que fazer depois da matrícula. Numa dessas vezes eu voltei para casa sem sequer conseguir chegar ao setor de estudos psicanalíticos, porque o prédio Olympe de Gouges é um belo de um labirinto e nem as pessoas que trabalham lá sabem te explicar onde ficam as coisas. Depois de muito rodar, encontrei a funcionária responsável pelo Master 2 Recherche, que me "explicou" como as coisas funcionavam. Ela disse que não faríamos a inscrição pedagógica - fase 2 - (a que eu tinha feito havia sido a administrativa - fase 1 - ), pois ela mesma nos inscreveria nas disciplinas, e que eu tinha que somente me informar sobre a aula de língua estrangeira, sem me dizer que esta só seria obrigatória no 2º semestre. Corri atrás feito louca, dando cabeçadas por todo lado, e consegui me inscrever na aula de Francês Língua Estrangeira, depois de fazer um teste online para definir meu nível.

A Paris 7 e o belo jardim onde os alunos adoram ficar - quando tem sol-. Foto: Vanessa Santos

O directeur de recherche (orientador). Lá para outubro, tivemos a primeira reunião sobre o Master em si. O coordenador nos "explicou" que tinham acabado de fazer uma reforma na organização do Master Recherche e que basicamente estava tudo diferente do que tínhamos esperado ao fazer a inscrição via Campus France. Antes, o aluno era aceito num "parcours", uma especialização (a minha era Psychanalyse et champs social), mas agora poderíamos escolher em qual área de estudos gostaríamos de nos encaixar e também o orientador. Bastava frequentar o seminário semanal de quem escolhêssemos e falar com este orientador sobre nosso trabalho. Tudo assim, solto, etéreo, sem nenhum registro, sem nenhuma inscrição em nada. E dá-lhe angústia. Por fim, eu acabei ficando com o orientador que eu tinha escolhido antes de vir para cá. Passei a frequentar seu seminário e falei com ele sobre meu projeto.

As aulas e disciplinas. Como o sistema daqui é diferente do Brasil e o Master é como uma continuação da graduação, eu tive matérias que já tinha tido no segundo ano de graduação no Brasil. Uma aula mais chata do que a outra. Professores que, francamente, não são os melhores que já tive.

Desorientados. Esta é a palavra que mais resume a situação dos alunos (pelo menos os meus amigos) do Master. No Brasil, temos o costume de estar mais próximos dos orientadores, de discutir o projeto e de contactá-los para tirar dúvidas. Esta proximidade não existe na França. Temos pouquíssimo ou nenhum contato com o orientador, com quem temos a oportunidade de falar sobre o projeto uma ou duas vezes ao longo do ano de preparação da dissertação. A política é: "se vira aí".

As provas e a desorganização. Fiz as provas há algumas semanas, mas não tenho ideia das notas e nem como consegui-las. As aulas já voltaram, mas ninguém nos informou sobre a sala onde elas seriam dadas, e como cheguei atrasada nem sei como os alunos descobriram. Perguntei para as meninas pelo Whatsapp e foi assim. Ah, e não temos a quem perguntar as coisas também porque os funcionários não sabem nada. Este é um GRANDE problema da universidade francesa, e já me falaram que não é só na Paris 7 que as coisas são assim. Ninguém sabe nada, ninguém te informa nada, tudo é solto e perdido. Você tem que se virar.

O que funciona. A parte boa fica mesmo por conta de estrutura da universidade. Biblioteca maravilhosa, restaurante universitário maravilhoso e com sistema de pagamento que funciona (é o Moneo, você carrega seu cartão/carteira de estudante e paga tudo com ele, como se fosse um cartão bancário).

Até agora, é isso. Você chega e tudo é bem diferente do que você imaginava. Uma formação na França é muito bem vista no Brasil, e por isso vale à pena estudar aqui, assim como pela experiência em si e a oportunidade de, one way or another, estar estudando com alguns grandes nomes (da psicanálise, no meu caso), no berço de Lacan. Mas quem está procurando, de um ponto de vista da qualidade da formação, algo superior ao Brasil, vai se decepcionar um pouco (falando da Paris 7 e do Master em psicanálise).

Mas vamos que vamos que está na hora de adiantar a dissertação. O tempo voa! À bientôt!


25 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Será que vale a pena mandar o dossiê d candidatura mesmo tendo a nota B1 no TCF? Me atrapalhei no exame, fui mto mal...
    Pretendia o Mestrado M1 em direito, na Paris II, Lyon 2 et la 3ème et a Aix... O que você acha? Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo! Você já viu no site destas universidades qual o nível de francês que elas exigem? Geralmente é B1 ou B2, mas mesmo que seja B2 eu diria para você enviar a candidatura de qualquer forma, pois eu fui aceita pela Paris VII sem nem ter enviado ainda o resultado do TCF, e alguns conhecidos foram aceitos com um B1, apesar da faculdade dizer em seu site que exige um B2. Manda o dossiê!

      Abraços!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo, imagina! Quando tiver alguma dúvida, pode me perguntar! :) Fico feliz de saber que o blog tenha ajudado.

      Sobre os documentos, eu só enviei esses que você citou mesmo. Na verdade, nem enviei a carta de recomendação, pois ela não era obrigatória, mas se você tiver uma é bom anexar também, mas tudo em francês, ok? Sabe aquele guia do Campus France? Pode segui-lo à risca e sem medo porque ele é muito bem elaborado. Se você fizer exatamente como está ali, provavelmente não vai ser recusado pelas universidades.

      E para falar a verdade, ser aceito numa universidade daqui não é tão difícil quanto parece, o Campus France faz parecer muito mais complicado do que realmente é, e eles são muito mais minuciosos e organizados do que as próprias universidades. Então fique tranquilo. Siga o Guia de Orientação à risca e faça tudo direitinho (no blog tem algumas dicas sobre o que acho importante na candidatura que você com certeza leu ^^) que a chance de você ser aceito em uma ou mais universidades é grande.

      Abraços diretamente de Paris, onde está fazendo um frio danado! hahaha

      Vanessa

      Excluir
  4. Vanessa, mais uma vez obrigado! Vc eh muito solícita, vlw mesmo!!

    Te manterei informada!!
    Abraço, Paulo

    ResponderExcluir
  5. Olá, Vanessa, tudo bem? Que bom encontrar o teu site e controlar um pouco a angústia. rs Na verdade estou buscando informações a respeito do Mestrado em Psicanálise na Paris VII e VIII. Minha formação acadêmica é no Direito, mas fiz formação psicanalítica aqui no Brasil. Você sabe se a Paris VII tem abertura a outras áreas, como a minha, que não é a psicologia? Já trabalho aqui a articulação entre as duas áreas e gostaria de levar isso ao Master aí. Se puderes me dizer algo sobre isso vai me ser bem útil. Obrigado. Everton.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Everton, tudo bem, e você? Então, eu acho que não tem problema você ser formado em Direito e querer um Master em Psicanálise. Eles inclusive deixam isso claro no próprio site, na página sobre a formação, e na brochure do Master. Eles aceitam pessoas de outras áreas sob análise de dossiê. Então eu sugiro que você evidencie na sua candidatura que você tem uma formação psicanalítica e evidencie mais ainda que você trabalha a articulação entre essas duas áreas e como essa formação na França acrescentaria à sua pesquisa. Eles provavelmente vão aceitar se você demonstrar que este Master em psicanálise é coerente com sua trajetória e seus projetos profissionais e acadêmicos. O que eles não aceitariam é se você não tivesse nada a ver com a psicanálise e resolvesse um belo dia fazer um Master na área só porque sim.

      Boa sorte!
      Vanessa

      Excluir
  6. Muito obrigado, Vanessa, pela resposta. Estive dando uma verificada mais atenta e percebi mesmo que há essa abertura à interdisciplinaridade. Vou me dedicar esse ano a esse projeto, para, talvez, no próximo, ingressar. Se for possível, eventualmente vou te contactar em caso de alguma dúvida, já que estiveste por lá. Abraço, Everton.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi Vanessa, meu caso é semelhante ao do Paulo. Tirei B1 no TCF, com nota global 399. Para ter o B2 é necessário tirar 400. Foi por pouco. Estou tentando entrar no 3º ano da Licence em Psicologia em Montpellier, Toulouse, Marseille ou Nice. Será que é possível? No site, todas as unversidades dizem que o recomendado é B2. Abraços, Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol, tudo bem? Então, acho que tem boas chances de você entrar, sim, mesmo com o B1. Eu já vi algumas pessoas entrarem no Master 2 com B1, e ainda mais você tendo ficado no B1 por um pontinho, acho que tem boas chances, sim. Até porque as universidades dizem que o recomendado é o B2, mas não dizem que é obrigatório, né? Então vai na fé, envia seu resultado e espera. Estou torcendo para você conseguir, ok? Dê notícias!

      Abraços,
      Vanessa

      Excluir
    2. Obrigada pelo apoio, Vanessa! Acabei de receber um email do Campus France informando que o meu dossiê acabou de ser encaminhado para as universidades e que vou receber as próximas indicações por email das próprias instituições. É isso mesmo? Eles enviam por email a carta de aceite? Você sabe os próximos passos a partir de agora?

      Excluir
    3. Sim. Se a sua universidade de escolha tiver outros procedimentos a realizar além dos do Campus France, eles vão te escrever. Se não, você simplesmente vai receber a carta de aceite ou recusa da sua candidatura. A minha chegou pela caixa de mensagens do Campus France, mas como eles mudaram o sistema, não posso te dar certeza sobre isso.

      Mas fique tranquila que o pior já passou. rsrs Boa sorte!
      Abraços

      Excluir
  9. Vai dar certo sim, eu fui aceito na Paris 2 e na Champolion com o B1, 1 mes antes de começarem as aulas fiz um teste de nivel nos mesmos padrões do TCF, aplicado pela equipe de FLE da universidade e tirei nota igual ao TCF C1, que loco neh.


    O teste de proficiência não é tudo isso que a gente pensa...qdo a gente chega lá é um documento tão menos exigido...(ils s'en fous)


    Vanessa minina do ceu, fiquei de te mandar um email sobre a minha experiencia de estudar na frança e nada ainda neh (im sorry). Eu demorei tanto tempo pra me reconstruir, pq não foi fácil a frustração foi gigantesca, te mando em breve, juro (pode jurar neh?) rs

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo, tudo bem?
      Não se preocupe, eu também estou há meses completamente sem tempo para atualizar o blog, e só agora consegui entrar e responder aos comentários. Eu entendo totalmente o quanto é difícil enfrentar esta frustração da qual você fala, e o quanto é complicado se reconstruir, mas espero que as coisas estejam melhores agora.

      Envia o seu relato quando puder, sim, ficarei esperando! :)
      E obrigada pelo comentário, espero que os outros leitores o vejam e percebam que é possível passar com um B1, sim, e concordo que o TCF é um documento bem menos exigido na França, eles realmente s'en foutent! hahahaha

      Abraços!

      Excluir
    2. Paulo, tudo bem? Eu já comecei a fazer o meu dossiê para enviar ao Campus France no fim do ano assim que abrir as inscrições. Como você conseguiu poderia me tirar algumas dúvidas? Vi que no dossiê precisa anexar um CV, o que seria esse currículo? E, como é a concorrência pelas vagas, acha que não foi tão dificil assim?
      Quero graduar em psicologia, desde o L1> Toulouse, Bordeaux e Paris.
      E como vc optou pela moradia? Andei olhando nos logements contre service. Qualquer coisa eu te envio meu whatsapp por email. Sao taaaantas duvidas e até hoje ninguém que conseguiu passar pelo processo me contatou de volta. Obrigada

      Luana

      Excluir
    3. Paulo, tudo bem? Eu já comecei a fazer o meu dossiê para enviar ao Campus France no fim do ano assim que abrir as inscrições. Como você conseguiu poderia me tirar algumas dúvidas? Vi que no dossiê precisa anexar um CV, o que seria esse currículo? E, como é a concorrência pelas vagas, acha que não foi tão dificil assim?
      Quero graduar em psicologia, desde o L1> Toulouse, Bordeaux e Paris.
      E como vc optou pela moradia? Andei olhando nos logements contre service. Qualquer coisa eu te envio meu whatsapp por email. Sao taaaantas duvidas e até hoje ninguém que conseguiu passar pelo processo me contatou de volta. Obrigada

      Luana

      Excluir
  10. Salut Vanessa! Ça va? Gostaria de saber a média de preços para estudar nas universidades francesas, matrícula , pagamento mensal ou anual?
    je vous remercie beaucoup! Bises... Felicitations!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das universidades são públicas, então não precisa pagar nada além da taxa de matrícula no começo do ano (que vai depender do seu nível, mas geralmente é 250 euros para o master). A não ser que você decida ir para uma universidade particular ou uma Grande École.

      Excluir
    2. Obrigada Victoria! Desejo Master, em uma universidade pública.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Ola! Tudo bem?! Gostaria de saber qual procedimento para validaçao do meu diploma em Psicologia na França. Estou na França ha 8 meses. Obrigada Vanessa!

    ResponderExcluir
  13. Olá Vanessa! Parabéns pelo blog! Estou indo acompanhar meu marido, que fará um pós-doc em Cachan, ao sul de Paris, agora em julho de 2017. Como não havia concluído a formação em Psicologia, também na UFRJ, não me candidatei para o mestrado pelo Campus France, mas gostaria muito de me candidatar ao master também em Paris VII, ainda esse ano. Você saberia dizer se existe essa possibilidade e qual seria o procedimento necessário para tal, já que estarei lá no início de julho? Entrei no site da universidade de Paris VII, mas não achei nada sobre isso. Você poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber informações da candidatura no doutorado em Psicanálise de Orientação Lacaniana. Como devo proceder? Sou psicanlista e tenho mestrado na Universidade Católica de Pernambuco -Unicap -PE cm a Orientadora Edilene Queiroz.

    Grata,

    Georgiana Furtado Franca

    ResponderExcluir