As operadoras de celular em Paris


Cá estamos nós para a primeira postagem de 2016! Como vocês podem ver, o blog está de cara nova e teremos muitas emoções em Paris no ano novo. Para começar, vou falar sobre um assunto essencial para a maioria das pessoas no mundo de hoje: a linha de telefone celular, ou melhor, as operadoras de celular da França.

Eu tinha pesquisado sobre este tema na internet antes de ir para Paris, e tinha um plano perfeito traçado para quando chegasse lá, mas quando cheguei mesmo, a história foi outra. Como contei neste post aqui sobre o 1º dia em Paris, eu precisava de um chip francês que funcionasse imediatamente assim que chegasse ao aeroporto, e tinha escolhido une carte SIM prépayée (vulgo chip pré-pago) da Orange, maior operadora de telefonia francesa, mas não achei na Relay, a "loja de conveniência" do aeroporto, e acabei comprando um chip da SFR.

Pois bem. O chip da SFR serviu ao seu propósito, que era o de ligar para a representante da dona do apartamento e avisar que havia chegado, e para que eu pudesse iniciar minha vida em Paris tendo um número francês. O problema é que, por se tratar de um chip pré-pago, ele tinha que ser recarregado, e as recargas eram caras e, ou acabavam rápido, ou simplesmente expiravam. Sim, a recarga de 5 euros expirava após sete dias. Havia também recargas de 15, 25, 35, até 95 euros, se bem me lembro. Mas elas eram nuas e cruas, cobravam por mb de internet e por min de ligação. Wi-fi, nem pensar. Eu comprava as recargas em lojas da SFR e em algumas lojas de tabacaria, mas geralmente perdia dinheiro, já que geralmente não precisava ligar para ninguém e nem usar sms nos dias em que ela valia. Aí uma semana depois a recarga expirava e isto geralmente acontecia justo quando eu precisava ligar para alguém ou retornar uma ligação. Era uma época agitada, eu estava procurando emprego, abrindo conta no banco e precisava usar o celular sempre nos momentos em que não tinha mais crédito.

Logo da SFR.
Assim, eu comecei a pesquisar novamente as opções de operadora na França.

Comecei novamente pela Orange, por ser a maior e a mais "apelativa" comercialmente, até com a loja super cativante que ficava na esquina da minha casa, na rue de Rivoli. A Orange tem opções de cartão pré-pago, pós-pago, combos de internet, TV e telefone, e é conhecida pela qualidade do seu serviço. Porém, ela é cara, e estudante duro não quer bancar operadora de ponta. Minha amiga brasileira que veio visitar Paris e ficou no meu apartamento por uns dias comprou um chip pré-pago da Orange, mas ela teve que pagar 39,99 (chip + recarga de 30 euros), com tudo que você possa imaginar, 2GB de 3G, wi-fi, ligações e sms ilimitados na França, com validade para um mês. Se vocês procurarem no site da Orange por Mobicarte, vão encontrar todas as formas de valores de recarga. Tem recarga de 5 euros? Tem, mas é o mesmo problema da SFR, você usa poucos mb de 3G e expira em uma semana. Tem plano pós-pago também, o mais simples a 9,99 euros, mas já vou explicar por que essa opção não é boa.

A SFR também é uma grande operadora, com combos de telefone e internet, e o problema é o que já mencionei. Os pré-pagos, para valerem a pena, são caros tanto para quem mora lá quanto para quem está de passagem. O chip pré-pago custa 10 euros (no site da SFR aparecem promoções, eu vi recentemente a 3,99, mas imagino que seja só nas lojas da operadora) e já vem com uma recarga de 5 euros clássica. Existem outras opções de recarga, com 20mb de internet, 1 hora de ligação para números franceses, essas coisas, mas eu NUNCA encontrava essas recargas para comprar, só encontrava as clássicas, as nuas e cruas. Os planos pós-pagos da SFR também são um pouco caros. O mais barato é 4,99, mas continuo dizendo que já vou explicar por que não é uma boa opção.

Temos também uma operadora chamada Lebara, que já foi conhecida por ser mais barata e preferida pelos turistas, por oferecer ligações internacionais com seus chips. Porém, hoje tem o mesmo problema das outras. Recargas de chip pré-pago que oferecem coisas que não interessam muito, como horas de ligação e sms e não oferece quase nada de internet, que é o que realmente importa hoje, e o que mais importa para os visitantes que não conhecem ninguém em Paris. A Bouygues também é outra opção, mas com o mesmo problema.

Chegamos então à minha querida operadora, a Free Mobile. Você já tinha ouvido falar nela? Provavelmente, não, nem eu. Quando eu já não aguentava mais a SFR, uns amigos me falaram que tinham migrado da Bouygues para a Free, e que estavam adorando, pois era muito mais barata que as outras e oferecia muito mais vantagens. Eles me explicaram tudo, como fizeram para mudar, e eu fui pesquisar. A Free não tem cartões pré-pagos, então ela só é opção para quem vai morar em Paris. Eles tem apenas uma loja na cidade, que fica numa rua próxima à igreja Madeleine, e oferecem combos de TV, internet e telefone, além de planos de celular. Sabe quanto custa o plano mais barato da Free? 2 euros. Sim, você não leu errado. 2 euros. Este é o meu plano, que uso há mais de um ano, e é isto que pago todo mês. É um plano que eles chamam de sans engagement, isto é, sem obrigação de permanência, você entra e sai quando quiser. Ele dá direito a 2h de ligações para números de celular franceses e para fixos de mais de 100 países, incluindo o Brasil, sms ilimitado para números franceses, 50mb de 3G e wi-fi ilimitado. Por 2 euros. Parece piada, mas não é. Por isso eu disse que os planos pós-pago baratos de SFR e Orange são caros, pois oferecem mais ou menos a mesma coisa que esse da Free, mas custam mais. Esta operadora abençoada também tem um outro plano de celular, que custa 19,99 e tem mais algumas vantagens, como ligações ilimitadas, mas para mim, o de 2 euros é mais do que suficiente.

E a vencedora é... Aproveitem e anotem o site com os planos de celular de Free.
Para migrar foi moleza. Cheguei à loja da Free, fui até uma máquina de autoatendimento, pedi um chip, marquei o plano que queria assinar e coloquei meus dados, incluindo os dados para pagamento. Pode ser uma conta em banco da França ou cartão de crédito ou débito. Eu usei meu cartão brasileiro mesmo, do Itaú, e sempre funcionou perfeitamente. Em seguida, a máquina pergunta se você quer a portabilidade, isto é, se você quer continuar com seu número antigo. Se você disser que sim, a Free e a sua operadora se entendem, você fica com um número provisório durante uma semana e logo depois eles te enviam um sms dizendo que seu número agora é da Free e seu desligamento da operadora anterior. Simples assim. Voltando para a máquina, ela cospe o chip e você já sai usando.

A Free tem que ter algum problema, né? Afinal, quando a esmola é muita, o santo desconfia, como diria minha mãe. O problema deles é que a rede é bem ruinzinha. Acontece sempre de você ficar sem sinal em certos lugares, principalmente os fechados, e o sinal de wi-fi deles também não é lá grande coisa. Tem horas que dá uma agonia, você quer falar com alguém, mas a droga do sinal falha. Mas no geral, dá para viver bem, e pelo preço que pagamos o serviço ganha de umas operadoras brasileiras que cobram muito mais. Eles também oferecem vários serviços, como roaming com ativação imediata, que eu já até usei e super aprovei.

Então é isso, galera, a Free é uma daquelas coisas que você só descobre quando chega em Paris, e quando descobre é difícil resistir a ela. Todos os meus amigos de Paris, brasileiros ou não, usam a Free. Se você só vai à passeio, é mais difícil, o jeito é pegar uma Orange ou SFR e gastar alguns euros com uma recarga que atenda às suas necessidades, mas não será muito barato. Se for morar na França, vá de Free. Esta é uma dica valiosa, espero que seja útil para vocês.

Bonne année à tous et à là prochaine!


10 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Fiquei com uma dúvida lendo sua postagem. Foi com relação a portabilidade do número. O número que você portou para free foi um número que tinha de uma operadora brasileira ou foi um que tinha adquirido anteriormente aí na França?
    Excelente post! ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Fiquei com uma dúvida lendo sua postagem. Foi com relação a portabilidade do número. O número que você portou para free foi um número que tinha de uma operadora brasileira ou foi um que tinha adquirido anteriormente aí na França?
    Excelente post! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sheyla, tudo bem? O número que portei para a Free foi meu número francês anterior, da SFR. Obrigada pelo comentário. :*

      Excluir
  3. Olá!!! Comprei no começo do ano um chip da Free pre pago! Mas não To conseguindo achar como recarrega-lo no site!

    Você sabe como posso fazer?!

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana, tudo bem? Então, eu nunca soube que a Free tinha chip pré-pago, eu nunca vi, na verdade, eles só tinham chips pós-pagos, de conta mesmo. Tem certeza que é pré-pago? Geralmente você encontra recargas de celular em Tabacs, as tabacarias. Se não, dê um pulo na loja da Free. A única em Paris fica ali perto da Madeleine, procure no Google que é fácil de achar, é uma ruazinha estreitinha.

      Boa sorte!
      Abraços,
      Vanessa

      Excluir
  4. Oi Vanessa!!
    MUITO OBRIGADA!! Hahaha
    Eu e meu marido acabamos de chegar para fazer Mestrado e estávamos nessa dúvida e nessa busca sem saber qual pegar, qual vale realmente a pena, ou mesmo onde encontrar.
    Teu blog é ótimo! Tá sendo de muita ajuda.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dandara, obrigada pelo comentário e pelo elogio, fico muito feliz que o blog esteja ajudando vocês! Não tenho tido tempo de postar porque a vida está corrida, mas vou voltar logo porque adoro o 300 dias! Estou com saudades de escrever já. Boa sorte pra vocês e aproveitem. Escrevam quando quiserem.

      Abraços,
      Vanessa

      Excluir
  5. Oi Vanessa! Achei ótimo seu post. Cheguei antes de ontem e vou procurar essa loja da Free.

    Vou estudar em Paris Diderot VII, como você.
    Que tal nos encontrarmos algum dias desses?

    Meu e-mail é libruceleri@gmail.com

    Eu adoraria!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa! Tudo bem?

    Eu fiz esse plano de dois euros mas em oito dias fiquei ja sem meu plano de 3g. Usei por mais sete dias e minha fatura esta ja em vinte euros.

    Isso mesmo com o cel pegando freewifi.

    Nao usei nada alem de whatsapp, email e pagina re noticias.

    Como vc consegue consumir tao pouco de 3g em um mes?
    As vezes posso ter feito algo errado, nao sei...


    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. A melhor das operadoras e a Digicel que com 25 euros você terá 2 gigas de internet ligação ilimitee e 30 minutos para o Brasil

    ResponderExcluir