Ufa! Depois de uma semana muito louca no emprego novo e na faculdade nova estou de volta para contar mais um causo da minha vida em Paris.
Aconteceu que uma semana depois da minha chegada ao novo apartamento, o microondas simplesmente parou de funcionar. Pois é. Um belo dia, eu coloquei minha jantinha da Picard para esquentar, morrendo de fome, e quando tirei a caixinha do microondas, estava tudo congelado do jeito que eu havia colocado lá dentro. Um pânico que acho que nunca tinha sentido igual se instaurou dentro de mim. O QUE EU IA FAZER DA MINHA VIDA SEM UM MICROONDAS?? Este pequeno eletrodoméstico é o centro da minha vida doméstica. Eu não tinha/tenho nada em casa para cozinhar, nada mesmo, eram quase onze da noite, eu estava cheia de fome e não tinha o que comer. Então em meio aquele sofrimento eu fiz um sanduíche de pão de forma e blanc de poulet (aquelas fatias de algo que não se o nome e que vem em bandejas no Brasil, só que de frango), um Nesquick e fui dormir, com o estômago insatisfeito. No dia seguinte, começou a saga do microondas.
Liguei para a representante da dona do meu apartamento (a dona mesmo mora em Londres e me disse que se eu precisasse de algo que era melhor ligar para a representante primeiro porque ela estaria por perto) e disse que o bendito havia quebrado. Aí o que ela fez? Me mandou ligar para a dona do apartamento! Disse que não poderia resolver nada sem falar com a dona primeiro. Tá, né, então qual o sentido de ligar para ela? Enfim. Aí lá fui eu comprar créditos de Skype e ligar para o celular da dona do apê em Londres. Eu só consegui falar com ela naquele dia à tarde e já estava há mais de 24h sem uma refeição de verdade (o almoço tinha sido um panini da minha lanchonete amiga aqui perto) e super estressada porque ninguém me atendia e ninguém me ajudava. Então ela me disse: "eu vou comprar um microondas e mandar pra você" e uma sirene soou na minha cabeça, me fazendo responder: "mas eu preciso dele tipo hoje, eu preciso comer!" (disse exatamente isso só que de forma educada) e ela disse que eu podia comprar um microondas e depois descontar do aluguel. OK. Na hora, fiz uma pesquisa no site da loja de eletrodomésticos chamada Darty e vi uns microondas a 59 euros. Corri nas duas lojas da Darty aqui perto, uma na rue de Rivoli e outra no shopping Le Forum des Halles, passei os preços dos disponíveis para a dona do apê por telefone, ela disse "compra!" e eu decidi comprar na loja do shopping.
Darty Les Halles |
Só que havia um pequeno problema: Vanessa teria que levar o microondas para o apartamento, sozinha, à pé. À princípio não parecia que seria difícil, a representante da dona do apê tinha dito que era leve, e parecia mesmo que seria. Na hora de me entregar o produto o funcionário da loja ainda me perguntou: "a senhora vai querer uma sacola?" Duh. "Não, vou levar na cabeça." (resposta da minha amiga ouvindo a história tempos depois na aula de francês da faculdade). Peguei a caixa enorme e desajeitada numa sacola plástica imensa, e saí da loja. À cada passo que eu dava, ela foi ficando mais e mais pesada. É uma caminhada de menos de cinco minutos entre o shopping e o meu prédio. Eu basicamente tenho que subir umas escadas rolantes para sair do shopping e atravessar uma praça. Tranquilo. Agora faça isso com um microondas parecendo ser feito de chumbo numa caixa.
A caixa. |
Aqui em Paris, há um serviço de coleta de coisas que não servem mais e que o lixeiro não pode levar, como eletrodomésticos, móveis, colchões etc. É preciso entrar no site da Mairie de Paris (prefeitura) e solicitar a remoção gratuita de encombrants. Tem um botão lá só para isso. Você acessa, abre um pedido, seleciona o tipo de objeto a ser recolhido, o número, a hora para depósito, põe o seu endereço, e ao confirmar, recebe um número do pedido. Eu fiz tudo isso. Agendei a remoção para um sábado, 14h, feliz da vida. Quem me deu a dica foi a representante da dona do apê. Até que no dia da coleta, eu pressenti que algo estava errado, e comecei a pesquisar sobre o processo de remoção. Eu que na minha inocência e ingenuidade achava que o pessoal da prefeitura tocaria meu interfone, subiria as escadas e levaria o microondas da minha casa, fiz a cruel descoberta de que eu teria que colocar o objeto eu mesma com um papel com o número do pedido colado nele na calçada em frente ao meu prédio. Eles te dão o horário para você descer o objeto e o horário em que ele será removido. E vamos sofrer para descer as escadas com o microondas velho, pesado e sujo nos braços e colocá-lo na porta do prédio.
O microondas novo já devidamente instalado. |
Espero que não quebre mais nada, francamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário