Fala, galera! Apareci! Prontos para mais uma aventura? Então vamos lá!
Quando você chega em Paris, além das 1500 coisas que você tem que organizar para iniciar sua vida por aqui, ainda tem o tal do procedimento OFII (aquele que te explicam no dia em que te entregam o visto) para realizar. Então hoje vou falar um pouco sobre ele, que é de extrema importância e sobre o qual quase ninguém te fala.
O que é o procedimento OFII? No dia em que você pega o passaporte com o visto, o funcionário do consulado entrega também um formulário que você deve preencher e as instruções sobre o que fazer em seguida. O endereço para onde você deve enviá-lo preenchido junto com a cópia do seu passaporte (pelo correio, o famoso La Poste) assim que chegar à França é o do Office Français de L'Immigration et de L'Intégration, o OFII, que é basicamente um escritório de imigração francês, onde todos os imigrantes submetidos a um visto de longa duração devem se apresentar para um exame médico (?!) assim que chegam ao país. Na folha de orientação que o consulado dá, consta que após enviar os documentos, você receberá no endereço indicado uma carta com um rendez-vous, ou seja, uma data e hora marcadas no OFII para mostrar (mais) alguns documentos e realizar os exames.
Place de la Bastille vista da janela do ônibus. O OFII fica ali pertinho. Foto: Vanessa Santos |
Atenção: este procedimento é obrigatório e deve ser realizado imediatamente após a chegada à França. Você tem um prazo de três meses para realizá-lo, e nestes três meses tem liberdade para viajar para fora do país e retornar tranquilamente, mas se após estes três meses você não tiver completado o procedimento, estará na França ilegalmente. Como vão saber que tudo foi feito corretamente? O OFII cola um selo no seu passaporte com seus dados e indicando que você tem autorização para residir na França.